quarta-feira, 14 de outubro de 2015

A Casa do Iphan irá sediar um dos eventos da Festa Literária Internacional de Cachoeira - Flica


A Casa do Iphan irá sediar um dos eventos, o Espaço Educar para Transformar, da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de hoje (14) a 18 de outubro. Outras atividades serão realizadas em diversos pontos da cidade histórica de Cachoeira, tombada pelo Iphan em 21 de setembro de 1971.

A maior parte da programação acontece no anfiteatro Espaço Educar para Transformar, como saraus, oficinas, encontros literários, apresentação de coral e mostras de projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos por estudantes das escolas estaduais, dentre os quais, está a exposição da Educação Patrimonial e Artística (EPA) e o Sarau Literomusical. Outra atividade de destaque será o lançamento de 19 obras de literatura infantil no dia 15, às 15 horas. Os livros escritos por 16 autores baianos serão distribuídos nas escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino na Bahia.

As atividades da Flica são relacionadas às áreas de cultura, educação e turismo e destinadas para público adulto e infanto-juvenil. O Governo do Estado da Bahia é um dos responsáveis pela viabilização da Flica, através do programa de incentivos fiscais, Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais da Cultura e da Fazenda.

A Casa do Iphan é um sobrado de estilo colonial construído em 1723, situado à Praça da Aclamação, onde funciona o Escritório Técnico e o Museu. O imóvel destaca-se por suas características arquitetônicas, sendo uma das mais ricas e imponentes residências baianas. Divide-se em loja, sobreloja (de reduzido pé-direito) e pavimento nobre. Além da função de abrigar os produtos da loja durante as enchentes do rio Paraguaçu, a sobreloja tinha função defensiva, a julgar pelas seteiras (frestas estreitas abertas nas paredes por onde se combatia invasores) apontadas para a praça. Duas lojinhas, em níveis diferentes no último pavimento, se articulam ao corpo central, por meio de varanda em "L". Destacam-se também os tetos em caixotões, além das esquadrias almofadadas da fachada e armários embutidos decorados existentes nos salões onde os visitantes eram recebidos e ocorriam festas e banquetes

Cidade histórica de Cachoeira

Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano, é tombada pelo Iphan por seu valor arquitetônico e paisagístico. É uma cidade de tipologia simples, monuclear, desenvolvida segundo uma matriz linear paralela ao rio, com trama de ruas irregulares, que se acomodam à topografia local.

O conjunto arquitetônico, formado na sua maioria por edifícios do século XVIII e XIX, caracteriza-se pela unidade tipológica e figurativa, devido em larga escala à tendência neoclássica que, no século passado, construiu novos prédios e reformou os antigos. As formas de apropriação do sítio transformaram a cidade num bem de relevantes qualidades paisagísticas.

Monumentos e espaços públicos tombados

Conjunto do Carmo; Capela Nossa Senhora D’Ajuda; casa à Praça Dr. Aristides Milton (23-A); igrejas do Rosarinho e Cemitério dos Pretos, Nossa Senhora do Monte, Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de Matriz de Santiago do Iguape  (localizada no distrito de Iguape); imóveis nas ruas Benjamin Constant - antigo Arquivo Público Municipal (nº 17), Ana Nery (nºs 02 e 25), Sete de Setembro (nº 34), 13 de Maio (nº 13); nova sede da Fundação Hansen (Quarteirão Leite Alves); e Orla de São Félix, entre outros. Os bens móveis - como cinco jarras de louça da Fábrica de Santo Antônio do Porto - foram tombados em 1939.  Leia mais

 Galeria de fotos da Casa do Iphan












Fotos: Angélica Schianta

Fonte: Ascom – Iphan - Ba