terça-feira, 16 de setembro de 2014

Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo será restaurada pelo IPHAN


Fechada há 18 anos, seu estado de conservação é muito precário com diversos de seus ambientes completamente degradados
                
Após 18 anos fechada, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Alto do Carmo, Centro Histórico de Salvador, será restaurada. Para dar início às obras, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, Carlos Amorim, assinou nesta terça-feira (16/09), a ordem de serviço, na presença do arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e do diretor nacional do IPHAN, Robson de Almeida. A assinatura foi às 14h30, na sede do IPHAN, na Barroquinha.


Em 1998, a queda das telhas e forro, devorados por cupins, sobre o retábulo e o altar, provocou o fechamento da Igreja do Santíssimo Sacramento. Agora, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas  de 8 milhões e trezentos mil reais, o IPHAN vai promover a restauração dos bens imóveis, móveis e integrados, e da imaginária da Arte Sacra, locadas nos altares no interior da igreja. Deverão também ser readequadas as estruturas em madeira dos altares mor e colaterais e da análise das trincas e rachaduras no altar-mor. “Com a execução destas ações, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, tombada pelo IPHAN em 1938, será totalmente restaurada, preservando a importante composição volumétrica de extraordinário valor arquitetônico”, explicou Carlos Amorim. O prazo máximo de execução dos serviços é de 18 meses.

368 anos de construída

O monumento foi construído em 1736 para ser a matriz da freguesia criada 18 anos antes. A Igreja em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). A planta é típica das igrejas baianas do século XVIII, com corredores laterais superpostos por tribunas e sacristia transversal que, neste caso, dá acesso ao ossuário, em nível inferior. Sua fachada tem composição similar aos edifícios religiosos do período, com corpo central encimado por frontão e acesso do tipo arco do triunfo, flanqueada por torres terminadas em frontões curvos e cobertura piramidal.

Seu interior é neoclássico, onde destaca-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana. A monumentalidade do edifício é realçada pela escadaria que lhe é fronteira na encosta e estabelece uma ligação entre dois logradouros situados em cotas distintas.

Sua escadaria de 55 degraus serviu de cenário para o filme "O pagador de promessas", em 1962, dirigido por Anselmo Duarte, com base na peça de Dias Gomes, vencedor da premiação Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França.

Foto: Reprodução
Fonte: Ascom - IPHAN - Ba

ATO DA ASSINATURA DA ORDEM DE SERVIÇO




ESTADO MUITO PRECÁRIO DA IGREJA