sábado, 20 de setembro de 2014

Teatro Castro Alves é tombado como patrimônio cultural brasileiro


Decisão reforça a proteção do local pelo IPHAN. TCA foi inaugurado na década de 1960 e chama atenção pelo formato semelhante a um origami

Um dos principais complexos de cultura da Bahia teve o seu processo de tombamento concluído. A homologação do tombamento do Teatro Castro Alves (TCA), que fica em Salvador, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (19).  

A definição reforça a proteção do local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural do Brasil. 

O pedido de tombamento partiu do Sindicato dos Arquitetos da Bahia (Sinarq) e foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN, formado por 22 especialistas em áreas como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia e mais 13 representantes da sociedade civil. 

Depois de uma grande reforma há cerca de 20 anos, entre os anos de 2007 e 2009, foram feitas consultorias e diagnósticos técnicos antes da realização de um concurso público para a reforma do local. 

Sobre o espaço

Inaugurado na década de 1960, o espaço do TCA fica no bairro Campo Grande, em Salvador, e chama atenção pelo formato semelhante a um origami. Sua estrutura foi executada pelo arquiteto José Bina Fonyat Filho e pelo engenheiro Lemo Lopes. 

O teatro acolhe o trabalho de dois grupos: a Orquestra Sinfônica da Bahia e o Balé do Teatro Castro Alves, e já recebeu grandes ícones da música e da dança, como Raul Seixas, Chico Buarque, Mikhail Baryshnikov e os Balés Bolshói e Kirov.

Foto: Reprodução

Fonte: Ministério da Cultura

Construção do TCA