quarta-feira, 10 de setembro de 2014

IPHAN faz mapeamento dos Clubes Sociais Negros no Brasil


Na Bahia, a Associação Protetora dos Desvalidos tem participação histórica nas lutas contra a escravidão

A Associação Protetora dos Desvalidos (SPD), com 182 anos de atividade, faz parte do Mapeamento dos Clubes Sociais Negros no Brasil, que o IPHAN realiza, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR) e a Fundação Cultural Palmares (FCP). A iniciativa pioneira visa o reconhecimento de todos os Clubes Negros existentes no país como Patrimônio Cultural Brasileiro, sugerindo a sua inscrição no Livro de Registro dos Lugares, em atendimento a solicitação da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros – criada em 2006, no I Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras.


“Pela importância histórica na compreensão das lutas contra a escravidão na Bahia e no Brasil, serão fundamentais ações de salvaguarda em prol da memória da SPD, como a produção de conhecimentos mais aprofundados sobre esta instituição e a adequação e digitalização do seu acervo documental”, disse a consultora em Patrimônio Imaterial do IPHAN/UNESCO e historiadora Wayra Silveira, responsável pela pesquisa na Bahia. A entidade se manteve em funcionamento sem interrupção desde a sua fundação em 16 de setembro de 1832. Os associados eram exclusivamente homens, a partir de 1988 que as mulheres começaram a ser admitidas como associadas, assim como pessoas de outra cor. A SPD chegou a possuir até 3.000 associados em períodos do século XIX, e atualmente possui cerca de 280.

Atualmente os principais objetivos da instituição são: contribuir para o empoderamento e o protagonismo da população afro descendente, promover a igualdade através de ações afirmativas, preservar o patrimônio e os ideais que nortearam a SPD, e fortalecer o negro na sociedade brasileira. Ainda presta benefícios aos associados, promove capacitações profissionais, atividades culturais e recreativas. Permanecem acontecendo atividades de assistência social previdenciária (auxílio funeral, auxílio doença, benefício para viúvas de associados), porém não são mais realizadas as atividades bancárias e as atividades de loterias e sorteios. Seminários e encontros para discussão de temas relacionados à afirmação do negro na sociedade são algumas das atividades recentes.


Ideais da igualdade, fraternidade e caridade

Fundada por um grupo de 19 homens negros libertos, a SPD constituiu-se uma sociedade com o firme propósito de angariar e poupar recursos visando a compra da liberdade de negros escravizados, a prevenção da indigência de seus familiares e a inserção dos negros na sociedade. Inicialmente, em 1827, foi estabelecida como uma organização religiosa, uma confraria católica, a Irmandade de Nossa Senhora da Soledade Amparo dos Desvalidos, único tipo de associação permitida aos negros à época. A Irmandade, formalizada em 1832 sob a liderança de Manoel Victor Serra, ocultava os verdadeiros propósitos desta sociedade negra. Os fundadores e primeiros seguidores eram na sua maioria negros malês, muçulmanos. Em 1851 assumiu a situação de sociedade civil com a denominação Sociedade Protetora dos Desvalidos.

Baseada nos ideais da igualdade, fraternidade e caridade, a então Sociedade Protetora dos Desvalidos (depois, em 2005, Associação Protetora dos Desvalidos) propunha-se a ser uma sociedade de previdência, assistência social, pecúlio e fomento econômico e social. Promovia políticas abolicionistas, a inserção do negro liberto na sociedade brasileira, e participava de lutas e revoltas que ajudaram na abolição da escravatura. Além de realizar a compra de cartas de alforria, a SPD era responsável por atividades de assistência social e apoio mútuo, como atividades bancárias.

Hoje, a sede da SPD está localizada em um palacete de três andares no Largo de São Francisco, 82, no Pelourinho. No andar de cima, estão localizados os arquivos da instituição, com importantes documentos, porém o estado de conservação do seu acervo é precário e inadequado. A instituição ainda não conseguiu ter os recursos para o financiamento da execução dos projetos para a adequação e digitalização deste acervo documental. Já foram sedes da SPD: a Capela Nossa Senhora dos Quinze Mistérios, de 1832 a 1848; a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de 1849 a 1868; a casa na Rua do Bispo, 33, de 1869 a 1882.

Resultados

Quando concluir a pesquisa, o IPHAN  pretende realizar um encontro nacional para apresentar o Mapeamento dos Clubes Sociais Negros do Brasil aos representantes de Clubes Negros de todo o país. Há também a previsão da edição de um livro com os resultados.

Foto: Reprodução

Fonte: Ascom – IPHAN - Ba