quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Jorge Portugal assume cargo de secretário de Cultura


 

Em discurso poético e por vezes cantado, o novo secretário afirmou que fará uma gestão de continuidade do projeto de construção de uma cultura cidadã

O educador, poeta e compositor Jorge Portugal assumiu, nesta terça-feira (6), o comando da Secretaria de Cultura do estado da Bahia. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu pela manhã, no auditório do Palácio Rio Branco, antiga sede do governo, na Praça Tomé de Sousa, no Centro Histórico de Salvador. A solenidade contou com a participação de políticos, artistas, produtores, pesquisadores e representantes de instituições culturais.

 
Natural de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, o novo secretário disse que pretende fazer uma gestão para atender todo o estado e que estará atento a questões como a territorialização, interiorização, ampliação dos editais, formação e parcerias.
 
Sobre as limitações financeiras, Jorge Portugal, por sua vez, afirmou que não poupará esforços para somar mais recursos ao orçamento da Cultura. Ele frisou que sua proposta é de intensificar o trabalho que foi feito na pasta durante as gestões anteriores.
 
Portugal idealizou projetos culturais e educativos como 'Aprovado', 'Tô Sabendo', 'Manoel Faustino' e 'Circulador Cultural'. Ele disse que “Tudo toca em tudo, tudo troca-se por tudo, tudo interpenetra-se: o paradigma é o da transdisciplinaridade e não existe secretaria mais transversal que a da cultura”, ao citar a necessidade de atuação conjunta com todas as outras pastas do governo.
 
Segundo Portugal, “as palavras que o animam agora ainda estão na categoria de substantivos abstratos - vontade, esperança e fé. Mas que certamente se concretizarão ao serem substituídas por uma só, que materializa as três - trabalho, trabalho e trabalho”. 
 
Dois novos dirigentes de unidades da Secult
 
O secretário Jorge Portugal anunciou nesta quarta-feira (07) dois dos novos nomes que irão dirigir entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). A produtora cultural Fernanda Tourinho, que foi diretora geral e artística do Teatro Jorge Amado desde a sua fundação, em 1997, até dezembro de 2014, assume a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).
 
Já o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), passa a ser gerido por João Carlos Cruz de Oliveira, arquiteto, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e mestre em Arquitetura e Urbanismo.
 

Fonte: Ascom - Iphan