sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conjunto arquitetônico e paisagístico de Mucugê (Ba) completa 35 anos de tombado pelo Iphan


Mucugê, importante conjunto urbano da Chapada Diamantina, completa neste sábado, dia 26 de setembro, 35 anos de tombado pelo Iphan e inscrito no Livro do Tombo Arquelógico, Etnográfico e Paisagístico. O conjunto arquitetônico e paisagístico de características vernaculares, representativo da urbanização tradicional do interior do Brasil e especialmente da Bahia, embasaram e motivaram a sua proteção. No processo de tombamento constam pareceres favoráveis em que são salientados a homogeneidade do conjunto, a qualidade da arquitetura popular, a integridade e a existência de dois elementos excepcionais: o cemitério bizantino e os casarões coloniais, a maioria edificados em adobes ou pedras.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Iphan premia 31 ações de preservação do patrimônio de povos de matriz africana


Com um colorido e uma energia mais do que especiais, os povos de matriz africana abrilhantaram a cerimônia de entrega do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, na última terça-feira, 15, no salão nobre do Palácio Rio Branco, localizado no Centro Histórico de Salvador (BA). O evento, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reuniu representantes de terreiros de candomblé, organizações de tradições com umbanda, jurema e batuque, sediados em São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco e Bahia.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Empossado Conselho Gestor da Salvaguarda do Ofício de Baiana de Acarajé


As baianas de acarajé lotaram o salão nobre do Palácio Rio Branco, nesta terça-feira (15), às 10 horas, durante à solenidade de implantação do Conselho Gestor da Salvaguarda do Ofício de Baiana de Acarajé. O evento foi uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de prosseguir com o processo de salvaguarda do Ofício de Baiana de Acarajé, conforme recomenda a legislação de proteção do Patrimônio Imaterial Brasileiro. Estiveram presentes a presidente do Iphan, Jurema Machado; a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes de Oliveira; o superintendente substituto do Iphan na Bahia, Bruno Tavares; o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal; o diretor geral do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, João Carlos Cruz de Oliveira; o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Érico Pina Mendonça Jr; o vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Emílio Tapioca; a presidente da Câmara de Patrimônio, Ana Vaneska; a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), Rita Santos, dentre outras autoridades e convidados.

domingo, 13 de setembro de 2015

Comunidades de terreiros e dos povos tradicionais são premiadas


Filha de Oxum, Suzane Barbosa, 31, é ebomi – título de quem completou a formação sacerdotal – do Ilê Maroiálàji também conhecido como Alaketu, localizado em Luiz Anselmo e um dos mais antigos terreiros do estado, fundado na primeira metade do século XIX.

Na comunidade, Suzane é responsável pelo Mimo idana Maròialàjè Alàkètu – Cozinha Sagrada, um dos 31 projetos que serão premiados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na próxima terça-feira.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Iphan promove eventos que destacam a cultura afro-brasileira, em Salvador


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá em Salvador (BA), no próximo dia 15 de setembro, significativos eventos que destacam o patrimônio cultural afro-brasileiro.  A programação começará às 10h, com a cerimônia de posse do Conselho Gestor da Salvaguarda do Ofício de Baiana de Acarajé; às 11h, lançamento da Plataforma Oyá Digital; e às 19h, a entrega do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana (comunidades de candomblé, umbanda, jurema, batuque, entre outras denominações). Os eventos terão a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, da presidente do Iphan, Jurema Machado, e acontecerão no salão nobre do Palácio Rio Branco, localizado na Praça Thomé de Souza, Centro Histórico de Salvador.