sábado, 26 de julho de 2014

ICB recebe doação do IPHAN-BA


O tratamento que é dado aos assistidos pela instituição, desde o princípio até os 18 anos, é todo gratuito

A Superintendência do IPHAN na Bahia fez a doação de mobiliário geral de escritório para o Instituto de Cegos da Bahia (ICB). Foram mais de cem bens móveis em condições de uso que não estavam sendo usados e classificados como ociosos, dentre eles mesas, cadeiras, instantes, gaveteiros, armários. Atualmente o ICB, localizado no Barbalho, no final da Ladeira da Água Brusca, acolhe deficientes visuais de 0 a 18 anos, que se encontram distribuídos em ambulatório, internato, semi-internato e oficina pré-profissional. O Instituto fornece gratuitamente aos deficientes visuais: alimentação, vestuário, medicamento, material escolar, fardamentos, artigos de higiene, etc. 

O trabalho do ICB

O ICB foi fundado em 30 de abril de 1933 com o propósito de acolher deficientes visuais do estado da Bahia. É uma instituição filantrópica, considerada de utilidade pública a níveis municipal, estadual e federal, sendo inscrito em vários conselhos. Desde o início de suas atividades, o ICB começou a trabalhar com Educação Especial procurando incluir seus assistidos em escolas da rede regular de ensino.

A partir dos anos 60, o ICB passou para um novo prédio especialmente construído para funcionar como internato e escola para crianças e jovens deficientes visuais, na faixa etária de 05 a 18 anos. Em um turno os alunos frequentavam escolas da rede regular de ensino e, no outro, recebiam apoio pedagógico e o ensino de matérias complementares. Em 1998, o ICB criou o Centro de Intervenção Precoce (CIP), que passou a atender crianças recém-nascidas com deficiência visual (cegueira total ou baixa visão) em regime de ambulatório. No CIP as crianças são acompanhadas por uma equipe composta de oftalmologistas, assistentes sociais, psicólogas e terapeutas, visando prepará-las para o ingresso nas escolas e ajudar as famílias a interagirem melhor com um filho especial. A proposta não é curar a cegueira, mas dar apoio às famílias e preparar essas crianças para conviverem de maneira equilibrada com a deficiência, possibilitando sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho.

No ano de 1999, foi inaugurado o Centro de Tecnologia da Informação (Cetin), onde os alunos recebem aulas de informática e se produz material Braille para uso dos alunos em salas de aula e para o público em geral. Na instituição funciona um laboratório de informática que permite aos alunos navegar na Internet em busca de informações para pesquisa escolares. A educação física é outro setor do ICB que recebe uma atenção especial. Os alunos praticam natação e futsal, participando de competições locais e nacionais.

Fonte: Ascom – IPHAN-BA e ICB