quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Roda de Capoeira é mais novo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade



Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes.

A 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda acaba de aprovar a inscrição da Roda de Capoeira, um dos símbolos do Brasil mais reconhecido internacionalmente, na lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A aprovação ocorreu na manhã desta quarta-feria, dia 26 de novembro, na reunião do Comitê, que acontece, em Paris. Agora a  Roda de Capoeira se junta ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), à Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), ao Frevo (PE), e ao Círio de Nazaré (PA), já reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Catedral Basílica do Salvador será restaurada pelo IPHAN


Todo o seu acervo artístico e sua monumentalidade levam o templo a ser considerado como a mais importante construção sacra do Brasil colonial

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) vai realizar obras de restauração num dos monumentos barrocos mais importantes do Centro Histórico de Salvador,  a Catedral Basílica. Com recursos do PAC Cidades Históricas, a intervenção, que terá início ainda no primeiro trimestre de 2015, contempla a execução de obras de restauro dos bens integrados e das imagens de Arte Sacra, guardadas no interior da igreja, além de requalificar os espaços internos. Também serão efetuados serviços para assegurar a conservação do monumento, a exemplo reparos gerais na cobertura, instalações elétricas, impermeabilizações e tratamentos, pintura. O prazo máximo de execução dos serviços é de 18 (dezoito) meses, a partir da expedição da ordem serviços.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia da Consciência Negra: IPHAN relembra primeiro tombamento de terreiro de candomblé


No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra e, em reconhecimento à importância da cultura afro-brasileira e ao Patrimônio cultural do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) relembra os 30 anos do tombamento do Terreiro Casa Branca do Engenho Velho, na Bahia. Em 1984, o primeiro terreiro de candomblé a ser reconhecido oficialmente como patrimônio histórico e etnográfico do Brasil.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PAC Cidades Históricas executa ações em municípios baianos


A Superintendência do IPHAN na Bahia realizará licitação no dia 23 de dezembro próximo

Mais quatro ações em sítios históricos localizados nos municípios de Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro serão realizadas pelo PAC Cidades Históricas, que envolverão um orçamento em torno de R$ 3,5 milhões. A Superintendência do IPHAN na Bahia publicou no DOU desta sexta-feira (07) o edital de licitação, na modalidade de concorrência, para a contratação de projetos executivos de restauração e adaptação de monumentos e de implantação de novos equipamentos urbanos. A sessão de abertura será 23 de dezembro, às 9h30, na sede da Instituição, na Barroquinha, em Salvador.