sexta-feira, 7 de novembro de 2014

PAC Cidades Históricas executa ações em municípios baianos


A Superintendência do IPHAN na Bahia realizará licitação no dia 23 de dezembro próximo

Mais quatro ações em sítios históricos localizados nos municípios de Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro serão realizadas pelo PAC Cidades Históricas, que envolverão um orçamento em torno de R$ 3,5 milhões. A Superintendência do IPHAN na Bahia publicou no DOU desta sexta-feira (07) o edital de licitação, na modalidade de concorrência, para a contratação de projetos executivos de restauração e adaptação de monumentos e de implantação de novos equipamentos urbanos. A sessão de abertura será 23 de dezembro, às 9h30, na sede da Instituição, na Barroquinha, em Salvador.


As ações previstas visam a restauração do antigo casarão da Filarmônica 2 de Julho, em Maragogipe; do Mercado e Requalificação da Feira Bembé do Mercado – 2ª. etapa, em Santo Amaro; da Biblioteca Juracy Magalhães Junior, e da requalificação urbana da Praça do Mercado (2ª. Etapa), em Itaparica. O IPHAN exige que os projetos e intervenções propostos, bem como os materiais, equipamentos, métodos e técnicas de execução, deverão, tanto quanto possível, reproduzir ou respeitar aqueles originalmente  utilizados, ou, na impossibilidade disto, recorrer a procedimentos exequíveis, usando os processos e tecnologias disponíveis no mercado,  tendo em consideração critérios de qualidade, durabilidade, conservação, funcionalidade, prazo de execução, economia, eficiência energética e consciência ambiental.

A proposta do PAC Cidades Históricas é buscar a recuperação e a revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural.  Os investimentos – o maior volume já disponibilizado para o IPHAN em toda a sua trajetória – significam também mais vitalidade para os ambientes urbanos, tendo o patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento.

O superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, informou que as ações do PAC Cidades Históricas na Bahia já estão em adiantado processo de licitação pública para contratação de projetos executivos e obras. “Até o final de dezembro pretendemos concluir todos os processos licitatórios das ações do PAC previstas para o estado”, destacou. Na Bahia, as ações do PAC Cidades Históricas serão executadas nos municípios de Salvador, Itaparica, Maragogipe e Santo Amaro e serão investidos mais de R$ 430 milhões.

Fotos: Reprodução

Fonte: Ascom – IPHAN - Ba