segunda-feira, 29 de junho de 2015

Nota Rua Chile

A Superintendência do IPHAN na Bahia informa que não tem qualquer parceria na aquisição de imóveis no Centro Histórico de Salvador. As aquisições recentes na região da Rua Chile são objeto de negociação entre privados. Trata-se de uma área tradicionalmente comercial cujo uso teve função central na região.

A ação do Governo Federal em Salvador se dá também através da execução do PAC Cidades Históricas, pelo IPHAN na Bahia, e da execução do PAC Pavimentação, pelo Governo do Estado, cujo resultado natural é a qualificação e a proteção do Patrimônio Histórico tombado. É ainda papel do IPHAN a fiscalização e a análise de intervenções neste acervo protegido.

PAC Cidades Históricas

A proposta do PAC Cidades Históricas é buscar a recuperação e a revitalização das cidades, a restauração de monumentos protegidos, o desenvolvimento econômico e social e dar suporte às cadeias produtivas locais, com a promoção do patrimônio cultural. Em Salvador, o programa, através do IPHAN, aplicará recursos de R$ 142 milhões.  Os projetos preveem restaurações e requalificações de 23 monumentos, equipamentos e edifícios históricos.

Fonte: Iphan - Ba