segunda-feira, 29 de junho de 2015

POLIGONAL DE PROTEÇÃO DA BARRA


A Superintendência do IPHAN na Bahia desenvolveu estudos para a delimitação da poligonal de entorno dos imóveis protegidos pelo IPHAN na região da Barra. Os estudos buscaram atender as recomendações da equipe técnica do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, no que diz respeito a atualização da legislação, referentes aos instrumentos e procedimentos de salvaguarda dos bens sob a tutela desta Autarquia Federal.

Participaram da elaboração da poligonal e da respectiva definição dos critérios de intervenção o arquiteto Felipe Musse de Oliveira, Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFBA - especialidade: Gestão de Sítios Históricos), a arquiteta Karina Monteiro de Lira (Doutoranda e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA, Especialista em Intervenções em áreas históricas - FADIC e em Gestão do patrimônio cultural integrado na UFPE) – atualmente é Coordenadora de Identificação e Proteção da Coordenação-Geral de Cidades, do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN em Brasília e arquiteta Flor-de-Lis Dantas e Cardoso (Arquiteta e Urbanista, pela UNIT; especialista em Conservação e Restauração, pela UFBA e em Artes Visuais, pela UFS).

A elaboração dos estudos contou ainda com a Supervisão do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, através da então Coordenadora Geral de Normatização e Fiscalização do DEPAM, Carla Rabelo Costa, que visitou as áreas objeto das delimitações nesta Superintendência.

A partir da década de 1990, a descaracterização da paisagem em que estão localizados os monumentos tombados em causa, foi acelerada em função da expansão urbana, impulsionada, sobretudo nos últimos anos pelo capital imobiliário. 

Vista da região a partir do Porto da Barra. Fonte http://arquivomunicipaldesaofelix.blogspot.com.br.

Após a realização de um estudo abrangente sobre os bens tombados existentes na Barra e suas relações com o traçado urbano e a paisagem local, a equipe de arquitetos desta Superintendência propôs a seguinte poligonal de entorno:

Delimitação da poligonal de entorno dos bens tombados individualmente entre o Largo da Vitória e o Morro do Cristo. Elaboração: Felipe Musse, 2013.
O morro da Mansão Mariani foi considerado na elaboração dessa poligonal como a mais importante moldura para a paisagem do outeiro, ainda preservando sua cobertura vegetal, visível de diversos pontos da área em estudo. É este morro e sua massa vegetal a moldura que restou do outeiro a partir da visada do mar. É importante destacar o skyline repleto de edifícios de grande porte ao fundo.

Vista da Igreja de Santo Antônio a partir da Baía de Todos os Santos emoldurada pela vegetação do Morro da Mansão Mariani. Área de novo empreendimento em destaque. Fonte: Google Imagens.

Foi proposta a construção de um empreendimento localizado nas proximidades de bem tombado pelo IPHAN – a Igreja de Santo Antônio da Barra, conforme processo nº. 122-T. A Igreja está localizada no Outeiro de Santo Antônio, tombado pelo IPHAN em conformidade com o processo nº. 464-T-52.

O empreendimento proposto é composto por uma torre com 24 unidades habitacionais implantadas em um terreno de 1.625,16 m2, com altura final em torno de 107 m, incluindo reservatório superior, 04 pavimentos de garagem, sendo uma delas subsolo.

O empreendimento a ser implantado, em que pese estar próximo do outeiro se encontra fora da poligonal de proteção proposta pela Superintendência para a delimitação do entorno.


Destaque do trecho da poligonal onde se propõe implantar o empreendimento – fora da poligonal de entorno proposta.

Assim, trata-se de intervenção em área fora da poligonal de entorno dos bens tombados da Barra, além de estar em área com ocupação bastante heterogênea e com a presença de grandes edifícios no mesmo lado da Ladeira da Barra e na Avenida Princesa Isabel. Além disso, a proximidade do empreendimento em relação aos bens tombados não é determinante para a sua reprovação, dada a posição do lote, conforme atrás demonstrado.


Foto obtida a partir do mar, com a região onde será implantado o empreendimento à sua direita. Percebe-se a heterogeneidade da ocupação e o skyline ocupado por edifícios de grande porte. Foto obtida no Google Imagens.



Simulação da implantação do empreendimento, em destaque. Fonte: www. www.lavue.com.br

Fonte: Iphan - Ba