sábado, 29 de agosto de 2015

Aberto processo eleitoral para o Conselho Nacional de Política Cultural 2015


Já estão abertas as inscrições e votações para realização do processo eleitoral dos representantes da sociedade civil nos Colegiados Setoriais e no Plenário do conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), para o período de 2015 a 2017, das áreas técnico-artísticas e do patrimônio cultural. 


A seleção é uma iniciativa do Ministério da Cultura (Minc) em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e tem como objetivo a ampliação dos canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, bem como a formulação de políticas públicas e a promoção de atividades culturais no território nacional.

Os Fóruns Nacionais Setoriais reúnem delegados eleitos na etapa estadual e delegados natos. O processo eleitoral é realizado de maneira descentralizada, por meio eletrônico e presencial. Para participar das votações, clique em Eleições 2015

A atual proposta de processo eleitoral foi validada internamente no âmbito do Comitê de Integração de Políticas Culturais (CIPOC), que reúne os dirigentes do Sistema MinC, e com o Grupo de Trabalho (GT) da sociedade civil. O processo está dividido em três etapas fundamentais:

Fóruns Estaduais Setoriais: Quando será aberto o processo de inscrição de candidatos, com o intuito de identificar e cadastrar eleitores e realizar a inscrição de candidatos para representação estadual. 

Período de votação para os Representantes Estaduais: Etapa de votação para os delegados estaduais para a participação na etapa nacional, quando cada eleitor poderá votar em até um representante por estado e por colegiado setorial;

Fóruns Nacionais Setoriais: 

De 9 a 16 de agosto, realização do Fórum Nacional de Cultura dos Povos Indígenas, no evento Brasil Indígena, Histórias, Saberes e Ações – São Paulo/SP. 

De 10 a 13 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais – Funarte/RJ. "Política Nacional para as Artes" - Colegiados de Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. 

De 17 a 20 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais – Distrito Federal/DF - Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, e GT Museus. 

De 24 a 29 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais, no Encontro dos Povos de Culturas Tradicionais e Populares – Serra Talhada/PE – Colegiados de Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, GT indígena. 

Para mais informações, acesse o site do Ministério daCultura/Conselho Nacional de Política Cultural. 

Fonte: Ascom - Iphan