sexta-feira, 25 de abril de 2014

IPHAN-BA recebe visita de autoridades do Maranhão

 

Conhecer as intervenções do PAC Cidades Históricas em Salvador foi o principal objetivo

 
O secretário de Turismo de São Luís, capital do Maranhão, Luís Carlos Assunção Lula Fylho, e a superintendente do IPHAN-MA, Kátia Bogea, visitaram a Superintendência do IPHAN na Bahia, na última quarta-feira (23), com o objetivo de conhecer as intervenções do PAC Cidades Históricas na capital baiana. Na oportunidade, o superintendente Carlos Amorim fez uma apresentação da sua gestão e das ações baianas do PAC Cidades Históricas. No final da tarde, o grupo foi conhecer a Casa dos Sete Candeeiros, localizada no Centro Histórico de Salvador.
 


Bahia e Maranhão estão na relação dos vinte estados que receberão recursos do PAC Cidades Históricas, para preservar o patrimônio, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos. Para a cidade de São Luís foram selecionadas 44 obras e, para Salvador, estão previstas a recuperação de 23 monumentos, requalificação e urbanização de 326 vias e desapropriação de 328 imóveis que passarão por restauração para ganhar melhor uso.
 

Segundo Kátia Bogea, dentro do PAC Cidades Históricas que o IPHAN vem desenvolvendo, Salvador e São Luís são as cidades que estão em melhor execução e têm problemas muito parecidos. “Além de intervenções em monumentos tombados, também estamos atuando na requalificação urbana, na recuperação de áreas degradadas e com uma parceria muito estreita com a Prefeitura e o Governo do Estado”, destacou.
 

“Queremos conhecer como o PAC Cidades Históricas está acontecendo em Salvador, para que possamos aprimorar cada vez mais o trabalho em São Luís”, disse a superintendente do IPHAN-MA. Ela destacou que chama a atenção a forma articulada como o IPHAN na Bahia vem trabalhando com a Prefeitura e o Governo do Estado, promovendo intervenções urbanas que estão transformando áreas degradadas, modificando completamente o aspecto arquitetônico, melhorando o paisagismo da cidade e, com isso, trazendo qualidade de vida para as pessoas. “As obras do PAC se somam a outras ações destes dois entes para que tenhamos um resultado melhor da requalificação urbana”, enfatizou. 

 

"Ilha do Amor"
 


Foto: Ricardo Freire
 
Muitas são as particularidades de São Luís, a capital do Maranhão: o centro histórico, com ruas estreitas, vielas, becos, praças e casarões, foi erguido entre os séculos 18 e 19; é a única cidade do país fundada por franceses; tem a maior coleção de azulejos portugueses da América Latina e, apesar de pertencer ao Nordeste, fica junto à Amazônia. A "Ilha do Amor", como São Luís é conhecida, também tem seu lado moderno, como a movimentada Avenida dos Holandeses e os bares da charmosa Lagoa da Jansen.
 

A influência de portugueses, espanhóis, franceses e holandeses ajudou a moldar o Centro Histórico de São Luís, tornando-o verdadeiro guardião de uma vasta herança cultural – muitos dos seus quatro mil imóveis são reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. São bens protegidos seis conjuntos urbanos, 11 edificação, duas ruínas, um sítio arqueológico e um bem integrado. 
 

Fonte: Ascom – IPHAN-BA