sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os projetos do PAC Cidades Históricas em Itaparica serão licitadas pelo IPHAN

 

As ações visam a requalificação urbana, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida do cidadão
 

A cidade de Itaparica, na Bahia, receberá ações significativas do PAC Cidades Históricas, com o objetivo de preservar o patrimônio e promover o desenvolvimento local e sustentável, o que proporcionará incentivos ao turismo, à melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura, da geração de empregos e oportunidades econômicas. Na cidade, além da restauração da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e da Igreja de São Lourenço, haverá outras intervenções, como a requalificação urbana da Praça do Mercado e a construção de um píer de atracação de uso público. Caberá ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a execução direta das ações e os projetos executivos serão licitados pela Superintendência do Instituto na Bahia na próxima terça (dia 8 de abril).



Tombadas em 1938, as igrejas possuem um importante acervo de arte sacra, relativo aos bens integrados e imaginária, sendo de fundamental importância a sua restauração para a manutenção da tradição religiosa do Recôncavo Baiano. Os imóveis necessitam de melhorias físicas que propiciem a conservação do bem cultural e sua reorganização, visando melhor atendimento às diversas atividades religiosas e de ação social.
 

O superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, informou que, ao longo do tempo, os monumentos religiosos passaram por alguns reparos que ficaram restritos a cobertura, esquadrias, entre outros trechos dos edifícios. “Para que as igrejas recuperem a sua plena funcionalidade é necessário que a edificação e seus bens artísticos sejam restaurados e todos os seus espaços sejam recuperados e requalificados”, enfatizou. Espera-se que com a restauração ocorra o aumento do número das visitações de turistas, eventos e encontros sociais, além de ampliação dos espaços expositivos da Igreja.
 

Melhor qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico
 

Promover uma melhoria na qualidade de vida dos itaparicanos é o que pretende o PAC Cidades Históricas com a requalificação urbanística da Praça do Mercado. A praça, diante da importância no contexto urbano, receberá intervenções em sua totalidade, com a instalação de mobiliário urbano, equipamentos modernos, iluminação especial, de forma a garantir o pleno uso e a preservação do bem público, o que valorizará o conjunto arquitetônico no Centro Histórico do município. 
 

Outra ação que irá fomentar o desenvolvimento socioeconômico, é a construção do píer de atracação, na Avenida 25 de Outubro, no centro da cidade. Reconhecida pelas águas mansas que atrai navegantes do país e de todo o mundo, a costa da Ilha de Itaparica, em grande extensão, se prolonga de Bom Despacho até a Ponta de Aratuba. Mas, a ilha só tem dois píeres: um de propriedade da Marinha do Brasil que, por questões de Segurança, só pode ser utilizado por embarcações oficiais e o outro que é de uma marina de uso particular. “Há, portanto, a necessidade da construção de um píer de uso público para garantir a plena acessibilidade à cidade pelo mar”, destaca Carlos Amorim.
 

Itaparica é uma das dez cidades baianas que tem sítio histórico tombado
 

Itaparica, situada na Baía de Todos os Santos, é uma das dez cidades baianas que possuem sítios históricos tombados pelo IPHAN - as demais são Salvador, Cachoeira, Igatu, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Porto Seguro, Rio de Contas e Santa Cruz Cabrália. O município, que primitivamente se estendia por toda a ilha e Salinas das Margaridas, foi emancipado de Salvador em 04 de agosto de 1833, e a vila elevada à cidade em 1890.
 

A parte central da cidade, protegida pelo IPHAN, localiza-se próxima ao mar, no norte da ilha, em trecho conhecido antigamente como Ponta da Baleia. Seu desenvolvimento se deu através de uma trama de ruas de desenho irregular, intercalada por praças, destacando-se a uniformidade dos muitos edifícios de um só pavimento, com janelas e portas de vergas retas ou curvas. Os sobrados são em pequeno número, o que ratifica a escala horizontal do conjunto, onde se sobressai a Matriz do Santíssimo Sacramento por sua volumetria avantajada. Outros pontos de destaque na paisagem são a Igreja de São Lourenço, de pequenas dimensões e o Forte de mesmo nome, à beira-mar, realçado por pequena praia com frondosos tamarindeiros.
 
Fotos: Divulgação – IPHAN-BA
 
Fonte: Ascom – IPHAN-BA