terça-feira, 8 de abril de 2014

Presidenta do IPHAN visita Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Salvador (BA)

 

O IPHAN realiza obras de conservação e restauração no templo, tombado em 1941

 
A presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Jurema Machado, visitou nesta terça-feira, dia 08 de abril, a Igreja São Pedro dos Clérigos, localizada no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador (BA), acompanhada do diretor do PAC Cidades Históricas, Robson Almeida, e do superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim. O Instituto realiza obras de conservação e restauração dos bens móveis e integrados do templo, com recursos em torno de R$ 2 milhões. O monumento, do século XVIII, é individualmente tombado pelo IPHAN desde 1941.



A previsão é que as obras estejam concluídas em junho, devolvendo à Igreja sua integridade física e estética. O templo encontrava-se degradado nos aspectos físicos, sem manutenção e em precário estado de conservação. Este ano, passaram por restaurações o machetado, a capela-mor, as tribunas, os forros, as imagens de Nossa Senhora das Portas do Céu, Santo Amaro, Nossa Senhora da Conceição, Santa Luzia e os Evangelistas. Estão em restauro as imagens de São Paulo, São Pedro, Santo Eloy, Cristo Crucificado, a pintura paretal da Sala de Consistório, os alteres colaterais, os púlpitos, o piso e o ossário composto por lápides.


Para sanar os pontos mais críticos e que apresentavam riscos para a edificação foram realizadas pelo IPHAN, numa primeira etapa, diversas outras obras, como a substituição do madeiramento da cobertura deteriorado pela ação de cupins e umidade, novo telhamento com grampeamento individual das telhas com fios de aço inox, assentamento de manta de subcobertura para evitar infiltrações nos forros artísticos e pisos centenários de madeira; remoção de toda a rede elétrica antiga e instalação de nova com projeto de luminotecnia, tanto interna como externamente, para valorização dos seus elementos artísticos; instalação de equipamentos de segurança contra incêndio; reforço metálico de estruturas de piso e cobertura na área do anexo da Irmandade; restauração de esquadrias de madeira (portas e janelas), bem como gradis metálicos.


Além disso, o forro artístico do átrio (trecho sob o coro) foi restaurado já que havia risco de desabamento da estrutura de sustentação e a pintura artística original estava encoberta sob diversas camadas de repinturas. Outros elementos artísticos também foram objetos de intervenção, merecendo destaque as sanefas e mísulas em madeira dourada, localizadas próximas a esse forro e cujo entalhe e douramento foram restaurados, resgatando toda a sua leitura artística e estilística.







 

Foto e texto: Ascom – IPHAN-BA