terça-feira, 1 de abril de 2014

Bahia recebe Encontro Iberoamericano de Mobilidade e Acessibilidade

 

O objetivo é conhecer experiências internacionais sobre o tema e discutir possibilidades para tornar as cidades acessíveis a todos
 

Especialistas em gestão urbana brasileiros e espanhóis estarão reunidos na capital baiana, entre os dias 07 a 10 de abril, para difundir e discutir conceitos e soluções para acessibilidade e mobilidade em áreas de interesse cultural e natural. O Encontro Iberoamericano de Acessibilidade ao Patrimônio Cultural e Natural, que será realizado no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, é o resultado de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas) da CONDER, do Real Patronato sobre Discapacidad e Fundación ACS da Espanha. 

 
“Discutir as questões relativas à acessibilidade e mobilidade nos centros históricos e suas possíveis soluções é uma tarefa urgente, mas são temas complexos que exigem um tratamento cuidadoso e para o qual não existem receitas prontas”, explica a presidente do IPHAN, Jurema Machado, que participará da abertura do encontro. Ela ressalta que a troca de experiências e o conhecimento de intervenções bem sucedidas são importantes na busca por soluções que garantam a acessibilidade e mobilidade urbana.


Jurema Machado destaca ainda que as áreas consagradas como patrimônio cultural devem se constituir em espaços onde é possível conhecer, usufruir e desfrutar do patrimônio cultural. “Esses espaços devem proporcionar um deslocamento fácil e seguro para todos os usuários além da possibilidade de permanência para a fruição. Os centros históricos devem possibilitar o usufruto do espaço público e do patrimônio, garantindo o direito constitucional à cidade e à cultura”, enfatiza.


O Encontro Iberoamericano de Acessibilidade ao Patrimônio Cultural e Natural possibilitará a troca de experiências com especialistas internacionais e a capacitação técnica do IPHAN com a colaboração da AECID. Para Beatriz Lima, diretora do Centro Antigo de Salvador (Dircas/CONDER), é preciso fortalecer as políticas públicas de valorização do patrimônio cultural e natural numa perspectiva inclusiva e sustentável.

 
Na abertura do evento será lançado o Caderno Técnico Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Centros Históricos , uma publicação do  IPHAN, que servirá como guia para projetos em áreas tombadas. Os participantes receberão também um exemplar do Manual de Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil, publicado pela Unesco e IPHAN.

 
O seminário está estruturado em módulos divididos entre apresentações e oficinas técnicas. No período matutino serão realizadas apresentações sobre os planos de acessibilidade em centros históricos e a possibilidade de requalificação urbana; intervenções em espaços urbanos para garantir a acessibilidade; acessibilidade ao patrimônio cultural e natural; mobilidade urbana em centros históricos; acessibilidade aos imóveis; com exemplos internacionais e brasileiros. Na oportunidade, será realizada a apresentação de diretrizes de mobilidade e acessibilidade elaboradas pelo IPHAN no âmbito do Programa Nacional de Mobilidade e Acessibilidade em áreas históricas protegidas.

 
No período da tarde serão realizadas oficinas de trabalho nas quais os profissionais serão divididos em grupos e terão a tarefa de elaborar propostas de intervenções para acessibilidade para um determinado sítio – espaço urbano, imóveis, a partir de um diagnóstico que será definido por meio de visitas nos locais pré-determinados. Os grupos contarão com a orientação de especialistas nos temas e ao final do seminário apresentarão as propostas para discussão. 

Serviço:

Encontro Iberoamericano de Mobilidade e Acessibilidade ao Patrimônio Cultural e Natural
Dia: 07 a 10 de abril de 2014
Local: Museu da Misericórdia
          Centro Histórico de Salvador - Bahia

Mais informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação Iphan - (61) 2024-5476 / 2024-5479 / 9381-7543
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca Isadora.fonseca@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br

Superintendência do Iphan-BA - (71) 3321-0256 / 9964-4630
Rosilane Barbosa - comunicacao.iphan.ba@gmail.com

Diretoria do Centro Antigo de Salvador - ASCOM - (71) 3116-0500 - 8105-0779
Tita Moura - titamoura@conder.ba.gov.br