domingo, 8 de junho de 2014

Cine Theatro Cachoeirano será reinaugurado no próximo dia 25




IPHAN entrega, totalmente restaurado, importante equipamento cultural para o Recôncavo Baiano
 
A comunidade do município de Cachoeira receberá o Cine Theatro Cachoeirano totalmente restaurado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura de Cachoeira assinaram na última sexta-feira (06) o termo de cessão de uso gratuito e a sua reinauguração será no próximo dia 25. O imóvel bem como os bens móveis e equipamentos foram tombados pelo IPHAN, em 30 de novembro de 1937.


O investimento da Superintendência do IPHAN/BA na total restauração do cineteatro permitirá o seu funcionamento e abertura à comunidade da cidade e região. O prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias, mobiliário em geral e camarins. O IPHAN adquiriu um aparato moderno para a exibição de filmes; equipamentos de iluminação cênica, cenotécnia, sonorização e projeção.

 “O Cine Theatro Cachoierano está pronto para atender a eventos culturais, principalmente nas áreas de cinema, teatro, dança e música”, ressalta o superintendente do Instituto, Carlos Amorim. A cessão de uso do imóvel vigorará pelo prazo de dez anos, mas qualquer mudança no cineteatro dependerá da aprovação do IPHAN.
 

Carlos Amorim destaca que o Instituto e a Prefeitura vão examinar a implantação das atividades culturais, de forma a melhor racionalizar o uso dos espaços, visando promover a auto-sustentabilidade do monumento. Na assinatura do termo, o prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes Pereira, agradeceu a ajuda do IPHAN, com investimentos continuados na restauração e conservação dos monumentos históricos tombados no município. 




Desativado por mais de 20 anos
 

Um dos primeiros cinemas do País e do interior da Bahia, o Cine Theatro Cachoeirano integra o conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo IPHAN, mas está desativado há mais de 20 anos. O prédio foi comprado em 2009 pelo Instituto em estado precário de conservação.
 

O Cine Theatro Cachoeirano foi inaugurado em 1923, pelo empresário, dentista e político Cândido Elpídio Vaccarezza, de origem italiana. O nome foi modificado para Cine Teatro Glória, no ano de 1952, pelo então locatário, o empresário Frederico Maron. Cândido Messena Vaccarezza era filho do fundador do Cine-Teatro Cachoeirano, Cândido Elpídio Vaccarezza. 






Foto: Divulgação – IPHAN – BA
 
Fonte: Ascom – IPHAN - BA