quarta-feira, 25 de junho de 2014

IPHAN entrega obras restauradas em Cachoeira


 
A cidade cachoeirana preserva um dos mais importantes patrimônios históricos do Recôncavo Baiano 
 

25 de junho, dia que Cachoeira é a sede do Governo da Bahia, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) reinaugura, com a presença do governador Jaques Wagner e convidados, o Cine Theatro Cachoeirano, totalmente restaurado e equipado. Pelo sétimo ano consecutivo, o governo estadual foi transferido, tendo em vista que neste dia, no ano de 1822, os cachoeiranos iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, culminando com a batalha final, em 2 de julho de 1823, data magna do estado.
 
O IPHAN anunciou também as obras de restauração do Cemitério da Ordem Terceira do Carmo. “Cachoeira é uma cidade que preserva um dos mais importantes patrimônios históricos do Recôncavo Baiano, por isso o IPHAN tem realizado investimentos continuados na restauração e conservação dos monumentos nos últimos anos”, disse o superintendente do Instituto na Bahia, Carlos Amorim. O tombamento da cidade como patrimônio histórico no ano de 1971 foi uma das medidas do governo federal frente às condições precárias de suas edificações imponentes.

 
Cine Theatro Cachoeirano 
 
O Cine Theatro Cachoeirano recebeu o investimento de R$ 6 milhões do IPHAN, o que permitirá o seu funcionamento e abertura à comunidade de Cachoeira e região. O prédio vai contar com salas de projeção, foyer, hall, sanitários, depósitos, subestação de energia, galerias, mobiliário em geral, camarins, equipamentos de iluminação cênica, cenotécnia, sonorização e projeção.

 
Um dos primeiros cinemas do País e do interior da Bahia, o Cine Theatro Cachoeirano, que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico de Cachoeria, foi tombado pelo IPHAN em 30 de novembro de 1937, mas está desativado há mais de 20 anos. O prédio foi comprado em 2009 pelo Instituto em estado precário de conservação.

 
O Cine Theatro Cachoeirano foi inaugurado pelo empresário, dentista e político Cândido Elpídio Vaccarezza, de origem italiana, em 1923. O nome foi modificado para Cine Teatro Glória, no ano de 1952, pelo então locatário, o empresário Frederico Maron.

 
 

 

 
 





 
 
Cemitério da Ordem Terceira do Carmo
 

O IPHAN executou obras de restauração no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, que estava em estado de abandono, com vegetação cobrindo as sepulturas e servindo de local para atividades ilícitas como uso de drogas e ações de vandalismo.  
 
O patrimônio foi inserido na poligonal de proteção ao núcleo urbano e tombado pelo IPHAN em 22 de agosto de 1938. Teve sua construção iniciada em 1892 pelo Conselho Municipal da cidade, para a inumação dos irmãos da Irmandade da Ordem Terceira do Carmo e seus familiares.

A entrada é composta de portão metálico com arco pleno ornamentado com uma cruz ao centro e estrelas em forma de brasão. Apresenta acesso central em alvenaria com revestimento em ladrilho hidráulico, culminando em uma escada até a altura da capela.
 
 
 





 
 
 
 
Foto: Divulgação
 
Fonte: Ascom – IPHAN - BA