sexta-feira, 6 de junho de 2014

Tapumes de obras do IPHAN promovem educação patrimonial

 

O objetivo é disponibilizar informações referentes ao monumento e os procedimentos técnicos utilizados no processo de restauração

 

A praça Terreiro de Jesus, localizada no Centro Histórico da capital baiana, ganhou mais um bonito visual, com exposição de educação patrimonial ao ar livre. A Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, que está sendo restaurada pelo IPHAN, é a primeira obra do PAC Cidades Históricas com os tapumes apresentando fotos coloridas e informações sobre a história do templo e dos procedimentos técnicos utilizados no processo de restauração. O conteúdo está distribuído ao longo das faces dos tapumes de madeira que estão protegendo a obra.


 

A partir de agora, as obras de conservação e restauração que o IPHAN realizará nos monumentos históricos em Salvador, com recursos do PAC Cidades Históricas, serão protegidos pelos tapumes com conteúdos específicos e educacionais. O projeto tapume foi lançado em 2005 e fazia parte do programa Monumenta,  do Ministério da Cultura, para tornar os monumentos conhecidos às populações locais.

 

Igreja de São Domingos Gusmão

 

A Superintendência do IPHAN na Bahia está executando obras de restauração e conservação da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão, monumento de grande relevância para o patrimônio histórico e religiosa da Bahia, localizado no sítio Histórico de Salvador, no Pelourinho. O valor estimado para a execução dos serviços é de 7 milhões de reais.

 

A intervenção proposta contempla a execução de obras que promoverão o restauro dos bens imóveis; dos bens integrados e da imaginária da Arte Sacra, guardadas no interior da igreja; requalificação dos espaços internos promovendo a acessibilidade universal a todos os seus ambientes internos. Serão também readequadas a parte elétrica para atender as novas cargas exigidas, bem como as instalações.

 

Construção iniciada em 1731

 

A igreja de São Domingos Gusmão teve sua construção iniciada em 1731. Em alvenaria de pedra e tijolo, a igreja possui fachada rococó e uma torre terminada em bulbo, ficando a outra inconclusa. No seu interior, a talha neoclássica substituiu a primitiva barroca, com destaque para a pintura do forro da nave, atribuída a José Joaquim da Rocha, de concepção ilusionista barroca. Sofreu reforma de 1873 a 1888, quando foi aberto uma clarabóia no altar-mor e as talhas douradas do teto foram sacrificadas. O tombamento inclui todo o seu acervo.

 



Fotos: Divulgação - IPHAN - BA
 
Fonte: Ascom – IPHAN - BA