terça-feira, 27 de maio de 2014

Coordenador da NUDEPHAC/MPE conhece programas e ações do IPHAN

 

Conhecer os programas e ações da Superintendência do IPHAN na Bahia voltados para a proteção do patrimônio histórico, especialmente as intervenções do PAC Cidades Históricas, foi o objetivo da visita de cortesia que o promotor de Justiça e coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (NUDEPHAC) do Ministério Público do Estado da Bahia, Edvaldo Vivas, fez ao Instituto.

Após as apresentações, o superintendente do IPHAN, Carlos Amorim, mostrou as áreas da Casa Berquó, onde fica a sede do Instituto, na Barroquinha. No pavimento nobre do edifício, construído em 1691 com planta mais ou menos quadrangular, há três salões na frente com balcões sobre a rua e tetos gamelados. Destacam-se no seu interior os painéis de azulejo do século XVII, do tipo tapete, e silhar com florão central do tipo camélia, limitado por barras.

O NUDEPHAC/MPE tem a finalidade de promover a proteção dos bens e direitos de valor histórico, artístico, estético, turístico, cultural e paisagístico do Estado da Bahia. Edvaldo Vivas foi designado pelo Procurador-Geral de Justiça, e dentre suas atribuições está promover junto com órgãos e entidades governamentais municipais, estaduais e federais, as articulações necessárias à efetiva proteção do patrimônio histórico.

 Fonte: Ascom – IPHAN - BA