terça-feira, 20 de maio de 2014

A cidade de Mucugê comemora 167 anos

Foto: Divulgação
 
Encravada na Chapada Diamantina, esta bela, florida e bucólica cidade é rodeada por serras, grutas, rios e cachoeiras
Com uma vasta programação festiva, Mucugê comemorou seus 167 anos, na semana passada, dia 17. A cidade, uma das mais antigas da região da Chapada Diamantina, possui um conjunto arquitetônico neoclássico e neogótico do século XIX tombado pelo IPHAN e inscrito no Livro de Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Na presença de grande número de fiéis, o bispo Dom Armando Bucciol, o Padre Rinaldo Silva Pereira e padres de várias paróquias da região realizaram a Cerimônia de Dedicação na Igreja Matriz de Santa Isabel, primeira celebração no Templo, após a entrega da obra de restauração.

 
O patrimônio histórico da cidade de Mucugê, composto de casarões coloniais, a maioria edificados em adobes ou pedras, já recebeu investimentos do IPHAN, que envolveram  cerca de R$ 1,2 milhão. A última intervenção realizada foi na Igreja Matriz de Santa Isabel que, além de obras de conservação, foi totalmente restaurados os bens móveis e integrados do monumento histórico.
 
A cidade de Mucugê se ergueu como um presépio no centro da Serra do Sincorá no Coração da Bahia e se orgulha de ter 53% de área do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Entre os principais pontos turísticos da cidade e região estão o Cemitério de Santa Isabel (único de estilo Bizantino do Brasil), o Mirante do Cruzeiro, a Praça dos Garimpeiros, o prédio da Prefeitura, a Igreja Matriz de Santa Isabel, a Casa de Cultura e Lazer, o Arquivo Público Municipal o Museu Regional, o Projeto Sempre Viva, o extenso lago Mar de Espanha, e as diversas cachoeiras como: Tiburtino, Piabinhas, Andorinhas, Funis, Cardoso, Sibéria, Cristais, Três Barras, Fumacinha, Cachoeirão e o Vale do Paty, considerado pela Revista Terra uma das mais belas do mundo.
 
 










Fotos: Sayonara Pinto
Fonte: Ascom – IPHAN - BA