terça-feira, 20 de maio de 2014

IPHAN e Prefeitura de Salvador discutem o cronograma de desapropriação e desocupação de imóveis

 

Em Salvador, 328 imóveis passarão por restauração para ganhar melhor uso


O secretário da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Luiz Carreira, reúniu-se hoje, pela manhã, com o superintedente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, para tratar dos assuntos relacionados ao PAC Cidades Históricas.

O encontro foi na Casa Berquó, sede do Instituto localizada na Barroquinha, quando Carlos Amorim fez uma apresentação das ações e logo depois discutiram o cronograma de desapropriação e desocupação de imóveis a ser realizado pela prefeitura. O PAC Cidades Históricas, através do  IPHAN,  investirá mais de R$ 200 milhões na recuperação de monumentos, requalificação e urbanização de 326 vias e desapropriação de 328 imóveis que passarão por restauração para ganhar melhor uso.

Para Salvador, o plano, com uma série de intervenções, está em execução para a revitalização do Centro Antigo de Salvador, área que envolve a Cidade Baixa, o Centro Histórico e bairros do entorno. As intervenções contemplam os 11 bairros compreendidos na região do Centro Antigo de Salvador, como Pelourinho, Barroquinha, Frontispício e Cidade Baixa. Já os recursos para as obras de pavimentação, calçadas e sinalização serão destinados aos bairros do Comércio, Calçada, Centro, Campo Grande, Politeama, Saúde, Santo Antônio, Barbalho, Nazaré, Soledade, Barris, Lapinha, Tororó e Macaúbas.

Foto e texto: Ascom – IPHAN - BA