terça-feira, 6 de maio de 2014

Baianos comemoram centenário do professor Diógenes Rebouças

 

Uma exposição marcou o início de uma série de atividades comemorativas pelo centenário de nascimento do professor Diógenes Rebouças, um dos principais nomes da arquitetura moderna da Bahia. No dia do seu aniversário, 7 de maio, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) e a Odebrecht lançam o site www.diogenesreboucas.com.br. O evento será realizado às 18h30, no Auditório Mastaba, da FAUFBA.



Durante este ano, será promovida uma vasta programação, que conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), do Teatro Castro Alves e do Museu de Arte da Bahia (MAB) e da Prefeitura de Salvador.


O arquiteto e urbanista Diógenes Rebouças foi colaborador durante muitos anos na Superintendência do IPHAN na Bahia. Ele atuou também como professor, agrônomo e pintor. Entre seus projetos, destacam-se o Estádio Octávio Mangabeira/Fonte Nova (1942-1951); a Avenida Lafaiete Coutinho/Avenida Contorno (1958) e a Avenida Centenário. Ele também é co-autor, junto com Paulo Antunes Ribeiro, do projeto do Hotel da Bahia (1947-52), uma das obras da arquitetura moderna baiana mais difundida internacionalmente.
 
Serviço
Lançamento do site www.diogenesreboucas.com.br
Dia:  7 de maio (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Auditório Mastaba, da FAUFBA - Rua Caetano Moura, 121, Federação, Salvador – Bahia
 
 
Fonte: Ascom – IPHAN - Ba