quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Morre Zezéu Ribeiro


Faleceu nesta quarta-feira, 25, em São Paulo, o arquiteto, urbanista e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Zezéu Ribeiro. Ex-vereador, deputado estadual e federal por várias legislaturas representando o estado da Bahia, Zezéu esteve sempre ligado às iniciativas e campanhas populares por melhores condições de habitação e acessibilidade aos serviços e espaços públicos nas cidades brasileiras. São de sua autoria duas leis de grande importância para a gestão urbana: a da Arquitetura Pública, Lei nº’11.888/2008 e a do Estatuto da Metrópole, Lei nº13.089/2015.


Em sua vida profissional dedicou-se seja como arquiteto e urbanista, seja como político, à defesa da reforma urbana, por cidades socialmente e economicamente mais justas e ambientalmente sustentáveis. A preservação do patrimônio cultural também foi uma de suas preocupações constantes, tendo desenvolvido diversos projetos e ações para a preservação do centro histórico de Salvador. Ocupava no parlamento brasileiro um espaço permanente em defesa da função social da propriedade e de melhores condições de habitabilidade e urbanidade para todos.

O superintendente do IPHAN na Bahia, Carlos Amorim, em nota disse “Lamento profundamente a morte de Zezeu Ribeiro. Aliado do IPHAN e defensor do patrimônio histórico nacional, Zezeu foi durante toda a sua vida um grande apoiador dos que militaram em torno das causas de defesa da história e da memória nacional. Em particular, lastimo pelo amigo querido e torço para que sua grande companheira Lola encontre consolo para essa perda irreparável para a Bahia e para o Brasil”.

Fonte: Ascom - Iphan