terça-feira, 28 de abril de 2015

Iphan faz inventário de referências culturais no sertão da Bahia


Corrida da argolinha, quebra pote, batalhão roubado, Toque de Sanfona, bandas de pífanos, artesanatos e festas estão entre os bens culturais identificados

Os municípios de Canudos, Monte Santo e Euclides da Cunha participaram de uma pesquisa desenvolvida pela Superintendência do Iphan na Bahia, com o objetivo de compor o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Sertão, instrumento técnico de identificação de bens culturais e de gestão das ações voltadas ao patrimônio cultural imaterial brasileiro.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Iphan-Ba recebe doações para Santo Amaro


 A forte chuva, na semana passada, desabrigou cerca de mil moradores 

A Superintendência do Iphan na Bahia, com sede na Barroquinha, passa a receber doações a partir desta quinta-feira (23), para os desabrigados das chuvas que alagaram a cidade de Santo Amaro da Purificação, do Recôncavo da Bahia. A iniciativa conta com o apoio da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (Asseba).

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Iphan abre processo seletivo com vagas para arqueólogo


As vagas são para diversas capitais em todo o país, a carga horária será de 40 horas semanais e o salário de R$ 8.300,00

Você que é Graduação em Arqueologia ou possui pós-graduação (stricto sensu) específica ou com área de concentração em Arqueologia reconhecida pela CAPES), e tem experiência superior a 5 anos, após a conclusão do curso, pode se inscrever para o Processo Seletivo que o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está realizando.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Governador Rui Costa recebe o ministro Juca Ferreira


Na oportunidade, o Iphan apresentou o PAC Cidades Históricas.

O governador Rui Costa se reuniu com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, nesta segunda-feira (13), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Na ocasião, o Superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, apresentou o programa PAC Cidades Históricas, uma ação intergovernamental articulada para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade. 

domingo, 12 de abril de 2015

Iphan diz que desabamento em mureta não ameaça Terreiro Casa Branca


As causas estão associadas a falhas na rede de drenagem do terreno e dos espaços no entorno das edificações

As fortes chuvas nos últimos dias provocaram o desabamento parcial de uma mureta de proteção do passeio frontal do barracão do Terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká, mais conhecido como Casa Branca, localizado na Avenida Vasco da Gama. Por ser um bem tombado, a Superintendência do Iphan na Bahia realizou, na tarde do sábado (11), uma vistoria para avaliar os danos causados. 

sábado, 11 de abril de 2015

Carlinhos Brown visita o Iphan na Bahia


Registro da Festa de Yemanjá como Patrimônio Imaterial Nacional foi um dos itens discutidos

O artista Carlinhos Brown visitou, na última terça-feira (07), a Superintendência do Iphan na Bahia. O objetivo do encontro com o superintendente Carlos Amorim foi discutir o projeto para o registro como Patrimônio Imaterial Nacional da Festa de Yemanjá, realizada no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, no dia 02 de fevereiro, desde o ano de 1923.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Superintendente do Iphan destaca importância do Memorial Irmã Dulce para o turismo baiano


O espaço reúne atualmente mais de 800 peças que ajudam a preservar e manter vivos o legado de amor e caridade de Irmã Dulce

Ao visitar pela primeira vez o Memorial Irmã Dulce (MID), na manhã de ontem (dia 08), o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Bahia, Carlos Amorim, assegurou o apoio da entidade ao projeto que visa requalificar o museu dedicado à trajetória de amor e serviço do Anjo Bom. Encantado com o legado da beata baiana, o dirigente destacou a importância do projeto para a revitalização socioeconômica da região.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fortes baianos na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial da Unesco


A documentação foi analisada e as candidaturas apresentadas foram todas aprovadas sem qualquer reparo ou questionamento

O conjunto de fortificação de Salvador foi incluído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial de 2015. A iniciativa do governo brasileiro, por intermédio do Iphan, abrange os fortes de Santo Antônio da Barra, São Diogo, São Marcelo, Santa Maria, e de Nossa Senhora de Mont Serrat. Futuramente, poderão ser avaliados pelo Comitê do Patrimônio Mundial e receberem o título de Patrimônio Mundial.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Iphan realizará vistoria em casarão de Rio de Contas


Rio de Contas é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira

A Superintendência do Iphan na Bahia realizará uma vistoria, na próxima semana, para avaliar os danos sofridos no casarão, que abriga uma agência bancária na cidade de Rio de Contas, devido a explosão durante a madrugada desta terça-feira, 31, em um assalto. O imóvel se insere no conjunto arquitetônico de Rio de Contas, que é objeto de tombamento pelo Iphan e inscrito no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 08 de março de 1980.

Presidente do COMAM/FIEB diz que PAC Cidade Históricas é ambientalmente correto e socialmente inclusivo


O superintendente do Iphan na Bahia apresentou as intervenções em execução na Bahia

A reunião do Conselho de Meio Ambiente do Sistema da Federação das Indústria do Estado da Bahia (COMAM/FIEB), deste mês de março, teve como convidado o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim. O objetivo foi compartilhar os investimentos realizados pelo Iphan na requalificação urbanística dos sítios históricos, visando à melhoria da qualidade de vida das cidades.