quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Iphan realizará vistoria em casarão de Rio de Contas


Rio de Contas é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira

A Superintendência do Iphan na Bahia realizará uma vistoria, na próxima semana, para avaliar os danos sofridos no casarão, que abriga uma agência bancária na cidade de Rio de Contas, devido a explosão durante a madrugada desta terça-feira, 31, em um assalto. O imóvel se insere no conjunto arquitetônico de Rio de Contas, que é objeto de tombamento pelo Iphan e inscrito no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico em 08 de março de 1980.



A restauração do imóvel, a ser promovida posteriormente pelo seu responsável, será acompanhada e fiscalizada pelo Escritório Técnico do Iphan, situado em Rio de Contas. Como a explosão foi de grandes proporções, o Iphan estenderá a vistoria aos imóveis vizinhos, localizados na Praça da Matriz, e nos dois bens imóveis tombados individualmente: a Casa de Câmara e Cadeia e a Igreja do Santíssimo Sacramento.

Rio de Contas é uma das raras "cidades novas" coloniais, criada por Provisão Real, de 1745. O acervo é constituído basicamente por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do XIX, de relevantes características arquitetônicas, que conservam o mesmo padrão adotado no litoral do estado, sendo os monumentos religiosos e públicos em pedra e o casario em adobe. A cidade apresenta praças e ruas amplas, igrejas barrocas e arquitetura civil sem paralelo em todo o Sertão Baiano.



Terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira, Rio de Contas também possui monumentos do século XVII, dentre eles: o Teatro São Carlos - um dos três mais antigos do Brasil e o mais antigo do interior baiano; Antiga Casa de Câmara e Cadeia - a mais temida prisão do sertão baiano que ainda tem o brasão do império na fachada principal e no pavimento térreo a cela das prisões;  Casa à Rua Barão de Macaúbas; Igreja Santana - construída por escravos durante a segunda metade do século XIX; Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento - é o templo mais importante da Chapada em termos artístico, considerado o melhor exemplar de arquitetura religiosa em todo o sertão baiano, com uma forte influência barroca; Orquestra Filarmônica Lira dos Artistas; Casa que pertenceu ao Coronel Carlos Souto - exemplo máximo da arquitetura da época do ouro; Mercado Público Municipal; Casa onde nasceu Abílio Cesar Borges, "O Barão de Macaúbas"; Clube Rio-contense  - local onde eram realizadas festas somente para os brancos; Antiga Prefeitura do município; Casa de Fundição - onde o ouro era derretido e transformado em barras, hoje funciona as instalações da atual prefeitura municipal.

Fotos: Kau Ferro e Sayonara Pinto 

Fonte: Ascom – Iphan - Ba