segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Curso do IPHAN apresenta Sistema de Conhecimento e Gestão dos bens culturais



Participe e faça parte da rede de proteção do patrimônio cultural brasileiro. 
(link para curso)

Uma grande rede georreferenciada para promover a proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro, possibilitando a gestores, pesquisadores e todos os interessados sobre o tema, no Brasil e no Mundo, a trocarem informações, incluindo dados técnicos, socioeconômicos e geográficos, levantamento histórico, legislação federal e local, tudo segmentado por categoria e natureza do bem. Este é o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG), uma ferramenta de caráter federativo, em desenvolvimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que, até meados de junho deste ano, estará disponível na internet.

Para apresentar o Sistema a técnicos, gestores, pesquisadores, agentes do patrimônio, governos federal, estadual e municipal e outros interessados na temática, o IPHAN realizará, a partir de hoje (24) a 28 de fevereiro, um curso presencial de 40 horas (com transmissão online) para os técnicos do IPHAN, que demonstrará as aplicabilidades da ferramenta. Ao fazer parte da rede, que fornece informações de conhecimento e gestão de todos os bens considerados como Patrimônio Cultural nacional, o gestor público terá maior subsídio para fomentar políticas e investimentos com base em pesquisas e relatórios gerenciais. O sistema permitirá consultas sobre a localização dos bens e seu status de reconhecimento, o que facilitará, por exemplo, ações de elaboração de relatórios sobre o componente do patrimônio cultural no âmbito do licenciamento ambiental. 

Já os pesquisadores encontrarão em um só espaço todas as pesquisas realizadas pelo IPHAN, bem como informações necessárias para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e extensão, podendo integrá-lo às políticas e ações sociais desenvolvidas em sua área de interesse, mediante termos de cooperação.

Para participar do curso online gratuito, basta acessar via navegadores de internet Google Chrome ou Mozilla Firefox, a partir do dia 24 de fevereiro, um dos links disponíveis nos sites do IPHAN e do Ministério da Cultura. Para melhor visualização, recomenda-se utilizar resolução de tela 1280x720. As perguntas com dúvidas e sugestões poderão ser enviadas durante e após o curso para o email sicg@iphan.gov.br.

O Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão
Desde o ano de 2006 o IPHAN está desenvolvendo o SICG. Num primeiro momento foi desenvolvida a metodologia e a aplicação em diversos estudos e processos de gestão do patrimônio cultural. A partir de 2011 começou a ser desenvolvido o software em plataforma livre, que será apresentado na capacitação.

Serão cadastrados, inicialmente, 1766 bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro. São cerca de 1,2 mil bens tombados, um bem chancelado, 29 bens registrados e 500 bens identificados, além de 200 ações do patrimônio imaterial e cem instituições participantes da política nacional do patrimônio imaterial. O próximo passo do SICG é o cadastro dos sítios arqueológicos, dos bens identificados nos estudos do IPHAN e, para cumprir sua missão federativa, os bens reconhecidos como património cultural pelos governos locais.

Para outras informações sobre o curso, contatar: sicg@iphan.gov.br | 61.2024.6348/6352.

 
Fonte: ASCOM IPHAN