sábado, 15 de fevereiro de 2014

IPHAN vistoria Arquivo Público da Bahia - guardião do patrimônio documental do estado


 

O Arquivo Público da Bahia (APEB), que faz parte da Fundação Pedro Calmon, foi  vistoriado esta semana pelo IPHAN, visando o monitoramento do seu estado de conservação, visto que é um dos bens tombados individualmente pelo Instituto. Localizado no imponente Mosteiro da Baixa de Quintas, o prédio faz parte do patrimônio histórico e arquitetônico da capital baiana.

Também conhecido como Quinta dos Padres ou Solar da Quinta, o Arquivo Público, criado pelo governador do Estado da Bahia, Manoel Victorino Pereira, em 16 de janeiro do ano de 1890, tinha como finalidade primeira “[...] recolherem-se, quanto antes, em certo e determinado lugar todos os papéis e documentos históricos, administrativos, judiciários, e legislativos deste Estado, disseminados nos diversos arquivos públicos das diferentes repartições [...]”.

Antiga casa de repouso dos jesuítas até meados do séc. XVIII, o Solar da Quinta possui hoje a feição das obras de reforma, ocorridas no séc. XVIII, que a transformara em leprosário. O prédio é em alvenaria de pedra, formada por três corpos de construção que se desenvolvem em torno de um pátio quadrado, no centro do qual se encontra uma fonte lobulada de lioz. A galeria, que no andar térreo contorna o pátio, é formada por arcadas que repousam sobre impostas toscanas. Completa o conjunto o castelo d'água, em forma de pirâmide, revestido de azulejos do séc. XIX e o aqueduto que conduzia água para os aposentos do solar e fontes. No séc. XIX, o edifício sofreu novas reformas; é acrescido da escada central e dependências no fundo.

Rico acervo documental da história da Bahia

O órgão fornece à comunidade documentos raros e manuscritos originais, produzidos na época do Brasil Colonial, quando Salvador ainda era sede do Governo Geral do Estado (1549-1763).  O rico  acervo abriga preciosidades da memória histórica brasileira, como o documento que registra a doação da Ilha de Itaparica a D. Antonio de Athayde, Conde de Castanheira, feita pelo Governador  Geral Thomé de Souza em 1552; os Autos da Devassa da Conjuração Baiana de 1798; o manuscrito Translado do Regimento, de Tomé de Souza, e o primeiro número do Diário Oficial do Estado, de 30 de outubro de 1915. O APEB disponibiliza um conjunto de serviços, com o objetivo de apoiar as decisões governamentais de caráter político-administrativo; o cidadão na defesa de seus direitos e à produção científica e cultural.

Foto: Tirada pela arquiteta Karina Monteiro, Chefe de Serviços e Coordenadora Técnica substituta da Superintendência do IPHAN-BA, durante a vistoria.

Fonte: Ascom-IPHAN-BA