sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Renovação na Ladeira da Conceição


 
Projeto de requalificação dos Arcos da Montanha prevê reforma de fachada e interiores
 
Marca registrada da Ladeira da Conceição desde o século XIX, os Arcos da Montanha vão passar por uma requalificação total, em breve. O projeto, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan), foi finalizado na semana passada.  

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Faculdade de Medicina inaugura novos consultórios com apoio do IPHAN


As novas instalações vão beneficiar, principalmente, a comunidade do Centro Histórico de Salvador

O Centro de Integração Universidade Comunidade do Pelourinho (CIUCP) da Faculdade de Medicina da UFBA inaugurou nesta terça-feira (16), pela manhã, 17 novos consultórios médicos, resultado de medida condicionante estabelecida pelo IPHAN durante processo de autorização da ampliação dos silos do moinho J. Macedo S.A. Também foram inauguradas três salas de esterilização, uma para antropometria e outra para reuniões, além de dependências para a administração, o almoxarifado, e acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Salvador recebe exposição sobre o patrimônio imaterial brasileiro


Mostra contempla 31 manifestações culturais, como o ofício do acarajé, as bonecas Karajás e o Carimbó

Com entrada gratuita, a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, que contempla objetos, fotos, vídeos, músicas e sons de 31 bens imateriais do povo brasileiro estará disponível de 18 de dezembro a 8 de fevereiro na CAIXA Cultural Salvador. Da Bahia, serão apresentados detalhes do ofício das baianas de acarajé, a roda de samba do Recôncavo e a secular festa do Senhor do Bonfim. Estes bens imateriais têm sido registrados ao longo de 12 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

NOTA PÚBLICA - Restauração dos Arcos da Montanha

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN volta a tratar dos Arcos da Montanha, localizados na Ladeira da Conceição, no Centro Histórico de Salvador, após a nota pública divulgada em 21 de julho deste ano.

O IPHAN jamais emitiu qualquer notificação a quem quer que seja acerca de qualquer ação nos Arcos da Montanha. O IPHAN não atua através da ação de terceiros. Por ser uma autarquia federal suas ações se dão, única e exclusivamente, por seus prepostos, fiscais, dirigentes e por seu superintendente.

Os Arcos da Montanha são propriedade da Prefeitura de Salvador e possuem ocupantes tradicionais. Em julho p. passado, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Belinttani, representando o poder público Municipal, proprietário dos equipamentos, comunicou ao IPHAN que o uso dos imóveis, eventualmente restaurados, seria o uso atual de oficinas de artesanias várias.

Com base nessa decisão, o IPHAN elaborou projeto de restauração para os Arcos da Montanha, que será concluído no dia 15 de dezembro próximo. O IPHAN, ressalte-se, não faz qualquer objeção ao uso dos imóveis. Destaca apenas a necessidade de recuperá-los e de mantê-los adequadamente.

O IPHAN lamenta o desentendimento quanto ao seu papel institucional e em razão disso disponibilizará o projeto que elaborou para que a Prefeitura Municipal de Salvador o execute quando houver chegado a um entendimento com os ocupantes dos Arcos da Montanha.

Com essa medida, o IPHAN espera ver-se definitivamente livre da exploração inadequada de seu relevante papel na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.

Salvador, 9 de dezembro de 2014

Superintendência do IPHAN na Bahia

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

IPHAN entrega igreja e teatro históricos restaurados em Rio de Contas




As obras de restauro e recuperação envolveram recursos de R$ 2,5 milhões

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Teatro São Carlos, de Rio de Contas, relevantes exemplares da arquitetura do sertão baiano, foram totalmente restaurados e recuperados pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia e serão entregues à comunidade, neste sábado, dia 06, a partir das 16 horas. Na programação constam, também, o lançamento do “Guia Lírico de Rio de Contas” e a entrega, pela Câmara Municipal, do título de Cidadão Riocontense ao superintendente do órgão, Carlos Amorim.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Aprovado tombamento de Terreiro Roça do Ventura, de Cachoeira (BA)


O Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde é considerado bem cultural de importância significativa para a história religiosa brasileira

Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja, também conhecido como Roça do Ventura, de Cachoeira (BA), é o mais novo bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil. A decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural foi tomada hoje (04 de dezembro), na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde é responsável pela preservação de umas das tradições religiosas de matriz africana, da liturgia do Candomblé de nação Jeje-Mahi originaria nos cultos às divindades chamadas Vodum. O Seja Unde tem fundamental importância na conformação da rede de terreiros do Recôncavo Baiano e, sobretudo, para a formação histórica do Candomblé como uma instituição religiosa.