sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Salvador recebe exposição sobre o patrimônio imaterial brasileiro


Mostra contempla 31 manifestações culturais, como o ofício do acarajé, as bonecas Karajás e o Carimbó

Com entrada gratuita, a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, que contempla objetos, fotos, vídeos, músicas e sons de 31 bens imateriais do povo brasileiro estará disponível de 18 de dezembro a 8 de fevereiro na CAIXA Cultural Salvador. Da Bahia, serão apresentados detalhes do ofício das baianas de acarajé, a roda de samba do Recôncavo e a secular festa do Senhor do Bonfim. Estes bens imateriais têm sido registrados ao longo de 12 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


Os povos que construíram a identidade do brasileiro são destaques na exposição, que projeta imagens de índios, portugueses, italianos, africanos, japoneses e alemães, cujos traços estão miscigenados na população brasileira. As paisagens também são representadas por imagens de cidades, aldeias, sítios históricos, cachoeiras e praias que formam o rico patrimônio natural do País. Neste espaço, as pessoas poderão assistir aos vídeos sentadas confortavelmente.

Os ofícios, saberes e técnicas do povo brasileiro também estão na pintura, no tear, na dança, entre outros bens reconhecidos como imateriais. O ofício das baianas do acarajé, por exemplo, é apresentado por meio dos ingredientes usados para o quitute e do tacho onde é feita a massa.

Para compor a exposição, os idealizadores Fernanda Pereira, Mirna Brasil Portella e Luiz Prado contaram com o auxílio de Figueiredo, que buscou os bens imateriais registrados ao longo de 12 anos pelo Iphan, órgão do Governo Federal, que apoia o projeto por meio do Departamento de Bens Imateriais. Entre o material exposto, estão peças cedidas por vários museus do País. 

Os bens expostos

A exposição apresenta, por exemplo, a Cajuína, que entrou para o Livro dos Saberes do Iphan no dia 15 de maio de 2014; o modo artesanal de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro e das serras da Canastra e do Salitre, em Minas Gerais; e a Cachoeira de Iauaretê, lugar sagrado dos povos indígenas no Amazonas.

O público poderá ver o barro usado para fazer a panela da moqueca, o processo da confecção, o significado desse trabalho; entender o saber envolvido na elaboração das bonecas Karajás, do acarajé, de uma festa religiosa, e a importância de uma cachoeira mítica. A exposição também trará detalhes do Carimbó, dança de roda do litoral do Pará, último bem imaterial registrado pelo Iphan.

Antes de chegar a Salvador, Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos esteve em exposição no Rio de Janeiro e em Fortaleza.


Serviço:

Exposição Patrimônio Imaterial – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Data: de 18 de dezembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015
Horário: Ter-Dom, 9h às 18h
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA). Galeria Arcos
Informações: (71) 3421-4222
Entrada gratuita 
Acesso para pessoas com deficiência