sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

IPHAN entrega igreja e teatro históricos restaurados em Rio de Contas




As obras de restauro e recuperação envolveram recursos de R$ 2,5 milhões

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Teatro São Carlos, de Rio de Contas, relevantes exemplares da arquitetura do sertão baiano, foram totalmente restaurados e recuperados pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia e serão entregues à comunidade, neste sábado, dia 06, a partir das 16 horas. Na programação constam, também, o lançamento do “Guia Lírico de Rio de Contas” e a entrega, pela Câmara Municipal, do título de Cidadão Riocontense ao superintendente do órgão, Carlos Amorim.


Rio de Contas fica na Chapada Diamantina e, graças à sua riqueza arquitetônica e histórico-cultural, ostenta o título de Patrimônio Nacional. As duas construções centenárias são importantes representações da riqueza patrimonial da cidade e, para recuperá-las, o IPHAN investiu R$ 2,5 milhões. As ações de fiscalização e orientação das intervenções nas obras protegidas do IPHAN têm feito da cidade um cartão postal do patrimônio histórico brasileiro. "No município, as praças e ruas ainda apresentam o traçado antigo, com monumentos públicos e religiosos em pedra, casario em adobe e igrejas barrocas, o que justifica as obras feitas pelo IPHAN em todo o acervo monumental”, explica o superintendente Carlos Amorim. 

Na Igreja foram realizadas obras de restauro nos bens artísticos (móveis e integrados) e serviços de recuperação na estrutura arquitetônica: coberturas, esquadrias, instalações, pisos, revestimentos e, principalmente, estabilização de alvenarias na capela mór, sacristias laterais e arco cruzeiro. Situada na extremidade mais elevada da Praça Senador Tanajura - antiga Praça Matriz - a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é o templo mais importante da Chapada, em termos artísticos.

No Teatro São Carlos foi executada uma ampla reforma, que contemplou a restauração total da cobertura, esquadrias, novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de esgoto, recebendo adaptações de acessibilidade a portadores de necessidades especiais como rampa de acesso à plateia e coxia e sanitário PNE, além de uma nova copa. Em respeito à arquitetura do antigo teatro, foi demolido o anexo que encobria sua fachada posterior e construído um novo, mantendo o afastamento necessário à leitura do antigo. O novo anexo, que abriga dois camarins com sanitários, depósito, reserva técnica e um café com lavabo e mais dois sanitários, será para realização de eventos, independentemente da utilização dos espaços internos do Teatro.

A cidade de Rio de Contas desenvolveu-se com a descoberta do ouro no século XVIII. Situado ao sul da Chapada Diamantina e distante 736 km da capital do estado, Salvador, possui o terceiro conjunto arquitetônico mais importante da Bahia, com mais de 400 casarões tombados, além das belezas naturais, como cachoeiras, rios, riachos e formações rochosas.  A cidade apresenta praças e ruas amplas, igrejas barrocas e arquitetura civil sem paralelo em todo o sertão baiano. Este acervo é constituído basicamente por edifícios da segunda metade do século XVIII e início do XIX, que conservam o mesmo padrão adotado no litoral do estado, sendo os monumentos religiosos e públicos em pedra e o casario em adobe. 

Rio de Contas é o terceiro conjunto histórico tombado na Bahia, atrás em importância apenas de Salvador e Cachoeira. Para executar as ações de gestão e preservação dos bens culturais, o IPHAN na Bahia conta com um escritório técnico em Rio de Contas, que responde também pelo conjunto arquitetônico e urbanístico de Mucugê e atende às solicitações de outros 50 municípios.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

O tombamento da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento inclui todo o seu acervo, de acordo com a Resolução do Conselho Consultivo da SPHAN, de 13 de agosto de 1985. Há um harmonioso conjunto de prédios antigos, que o compõem, destacando-se a antiga Casa de Câmara e Cadeia - atual Fórum. Segundo alguns autores, a Matriz do Santíssimo Sacramento é o mais relevante exemplar da arquitetura religiosa do sertão baiano, construída na segunda metade do século XVIII.

Teatro São Carlos

O Teatro São Carlos encontra-se atualmente entre os 10 mais antigos do Brasil, sendo o mais antigo da Bahia, cuja inauguração data de 1892. Ao longo dos seus 122 anos foi palco de inúmeras apresentações, tanto por grupos locais como produções vindas de outras partes do país. A partir da restauração, o Teatro São Carlos funcionará como um espaço cultural, onde serão desenvolvidas ações e atividades de cunho educacional e cultural, voltadas à comunidade.

Fonte: Ascom - Iphan - Ba