terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Faculdade de Medicina inaugura novos consultórios com apoio do IPHAN


As novas instalações vão beneficiar, principalmente, a comunidade do Centro Histórico de Salvador

O Centro de Integração Universidade Comunidade do Pelourinho (CIUCP) da Faculdade de Medicina da UFBA inaugurou nesta terça-feira (16), pela manhã, 17 novos consultórios médicos, resultado de medida condicionante estabelecida pelo IPHAN durante processo de autorização da ampliação dos silos do moinho J. Macedo S.A. Também foram inauguradas três salas de esterilização, uma para antropometria e outra para reuniões, além de dependências para a administração, o almoxarifado, e acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.


A intervenção faz parte do processo de recuperação que o IPHAN realiza no Centro Histórico de Salvador, disse o superintendente do instituto na Bahia, Carlos Amorim. “Os investimentos estão atrelados à recuperação da função do centro e pretendem trazer, além de professores e estudantes, massa crítica à área central da cidade”. Ele informou que o IPHAN realiza intervenções desse tipo em vários pontos do estado da Bahia, através de medidas compensatórias, resultante dos processos de autorização e licenciamento que o instituto concede para intervenções em áreas protegidas e também resultante da supervisão que exerce sobre a arqueologia e tudo que é encontrado no subsolo nacional.

Durante visita às novas instalações, a diretora da Faculdade de Medicina da Bahia, Lorene Pinto, além de destacar o papel social das instituições públicas, disse que uma escola que forma profissionais para saúde não pode deixar de se relacionar com o território onde está situada. “É mais um equipamento que colocamos à disposição da população no Centro Histórico, o que significa oferecer mais assistência à saúde das pessoas, aliado ao compromisso que temos com os professores, estudantes e residentes. É um espaço de assistência com qualidade e de formação de qualidade também”.

Os consultórios e instalações foram construídos no subsolo da Faculdade, no largo do Terreiro de Jesus, e serão abertos à comunidade, prioritariamente, do Centro Histórico, com atendimento em todas as áreas de saúde integral de crianças, adolescentes e adultos. O representante do Grupo J Macedo, Luis Alberto Montenegro, ressaltou que o resultado foi o melhor possível. “É uma imensa alegria ter contribuído com esta obra importante do ponto de vista social, que une as duas pontas: a universidade e a população”, enfatizou.

Reintegração

O coordenador do CIUPC e vice-diretor da Faculdade, Luis Fernando Adam, observou que o Centro Histórico é classicamente uma área pouca assistida no aspecto da saúde. “O nome Centro de Integração Universidade Comunidade do Pelourinho (CIUCP) diz tudo. É a forma que a universidade encontrou para se reintegrar ao Centro Histórico, trazendo professores, alunos e comunidade do entorno”.

Luis Fernando Adam reconheceu que o IPHAN proporcionou e entendeu que a intervenção ia muito além do que a questão simplesmente da preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. “Tinha a ver com a alma desta escola. O serviço e a demanda cresceram no Centro Histórico, e nunca vamos reintegrar a comunidade se não trouxermos mais professores, mais alunos e se não tivermos a comunidade aqui dentro participando, seja como usuário, paciente ou como elemento integrador do ambiente”, acrescentou.

A CIUPC é uma unidade docente assistencial porque ao mesmo tempo que dá aula, assiste à população. A unidade já atua na saúde da família e agora vai implantar o atendimento para o pré-natal e genecologia obstetrícia de baixo risco, e ampliar as atividades da medicina da adolescência.





Fonte: Ascom - IPHAN - Ba