sábado, 16 de maio de 2015

IPHAN orienta Defesa Civil para retirar escombros na Ladeira do Taboão



A Superintendência do Iphan na Bahia forneceu orientação, neste sábado (16), à Defesa Civil de Salvador (Codesal), para que fosse realizada a demolição cuidadosa dos remanescentes e a retirada dos escombros do imóvel que desabou na Rua do Taboão, nº 59, Bairro do Comércio. O imóvel integra proposta de reabilitação do Governo do Estado da Bahia, através da Conder, para a implementação de um programa habitacional.


O desabamento parcial atingiu o edifício mais baixo que antigamente abrigava o acesso ao Elevador do Taboão, e bloqueou o final da Ladeira do Taboão, impedindo o trânsito de veículos e pessoas. Trata-se de edifício cuja fachada já havia sido escorada pela Prefeitura de Salvador em 2011.

Investimentos do Iphan

O Iphan tem atuado de forma intensiva para proteger imóveis situados no Centro Histórico de Salvador, a exemplo do que já realizou na Rua do Julião, promovendo a estabilização dos prédios de nº 42, 53 e 57, este último vizinho ao edifício onde ocorreu o desabamento deste sábado. Além disso, o projeto para a recuperação total do elevador do Taboão se encontra concluído e as obras, que devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano, incluem a recuperação de um dos edifícios vizinhos, afetado pelo desabamento. Outros 22 imóveis foram estabilizados nas imediações e no restante da área central de Salvador.

Em todo o Centro Histórico, o Iphan fará intervenções que integram o PAC das Cidades Históricas, já estando em execução as obras de restauração da Igreja e Convento da Ordem Terceira de São Domingos, Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, a estabilização das fundações do Forte de São Marcelo, Catedral Basílica de Salvador, casarões à Rua da Conceição da Praia (de nºs 32 e 34) e imóvel contíguo ao Plano Inclinado Gonçalves. No total, serão executadas 22 ações de restauração no município que devem somar o investimento de R$ 142 milhões.

Fonte: Ascom - Iphan - Ba