segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ministro Juca Ferreira conhece ações do Iphan no Recôncavo baiano


É a quinta edição da Caravana da Cultura que busca estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, Jurema Machado, visitam esta semana Santo Amaro da Purificação e Cachoeira, municípios do Recôncavo baiano, para promover mais uma etapa da Caravana da Cultura, que busca estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais. É a quinta edição da Caravana, iniciativa do Ministério da Cultura, que já passou pelas cidades de Nova Olinda, Crato, Fortaleza (CE), São Luís (MA), Salvador (BA), Belo Horizonte e Contagem (MG).


A programação começa nesta terça-feira (12), com um almoço em Cachoeira, cidade que preserva um dos mais importantes patrimônios históricos do Recôncavo baiano e cujo conjunto arquitetônico e paisagístico foi tombado pelo Iphan, em 21 de setembro de 1971. Às 14h30, a Comitiva visita o Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, também conhecido como Roça do Ventura, o mais novo bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil. Responsável pela preservação de uma das tradições religiosas de matriz africana, da liturgia do candomblé de nação Jeje-Mahi originaria nos cultos às divindades chamadas Vodum, a casa de candomblé tem fundamental importância na conformação da rede de terreiros e, sobretudo, para a formação histórica do candomblé como uma instituição religiosa.

Na sequência, haverá uma visita ao casarão construído no século XVIII, localizado na rua Benjamin Constant. O imóvel, que foi comprado e reformado pelo Iphan, será cedido para a prefeitura de Cachoeira, que o utilizará como sede de áreas administrativas. Depois, a Caravana segue para conhecer o Quarteirão Colombo, onde pretende-se implantar uma nova unidade do Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, que abrigará o Curso de Arquitetura e Urbanismo com ênfase na preservação e restauro do patrimônio. Os imóveis que serão restaurados, já se encontram desapropriados pela Prefeitura Municipal.

Às 17 horas, consta no programa, um encontro no Cine Theatro Cachoeirano, que foi totalmente restaurado e equipado pelo Iphan. No local, a presidente do Iphan, Jurema Machado, fará uma apresentação sobre as ações que estão sendo executadas pelo instituto na região do Recôncavo baiano. De 2008 a 2015, o Iphan realizou investimentos significativos em obras de conservação e restauração em Salvador, Santo Amaro da Purificação, Cachoeira e Maragogipe, além do tombamento do conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de São Félix, do Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde (Roça do Ventura), da Festa do Bonfim, como Patrimônio Imaterial Nacional, e da Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.


À noite, Juca Ferreira e equipe participam de um jantar com a presença do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, do artista Carlinhos Brown e do presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues. Na pauta, a criação de um circuito afro no Carnaval de Salvador.


Santo Amaro da Purificação

Na quarta-feira, a Caravana da Cultura viaja para Santo Amaro da Purificação, que será contemplado com recursos do PAC Cidades Históricas, no total de 31 milhões de reais. O Iphan já realizou licitação para contratação de projetos executivos e a restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, da antiga Casa de Câmara e Cadeia, do mercado e requalificação da Feira Bembé do Mercado, da Igreja do Rosário, do Arquivo Público, da Igreja do Amparo e da antiga fábrica Trzan, onde será implantado um Campus da UFRB.

O primeiro compromisso será uma visita à Casa do Samba, instalada Solar Subaé, mansão do século XIX, que foi restaurada e inaugurado em 2007 pelo Iphan com a missão de preservar o Samba de Roda. Essa manifestação cultural, enraizada, sobretudo, no Recôncavo baiano, no ano de 2014 completou 10 anos do reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil.

O almoço, com autoridades e artistas locais, acontecerá na Casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, falecida em 2012. Depois, a comitiva visita o Centro de Estudos Culturais de Santo Amaro, ligado à UFRB.

Às 16h30, Juca Ferreira e equipe participam de roda de conversa com artistas, produtores, gestores e fazedores de cultura da região, no Teatro Dona Canô. As rodas de conversa, realizadas em todas as Caravanas da Cultura, fazem parte de uma estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor. 

À noite, na Câmara de Vereadores, haverá a posse do Conselho Gestor do Bembé do Mercado, considerado o único candomblé de rua do mundo, para comemorar a Abolição da Escravatura em 13 de maio de 1888. Tombado em 2012 como Patrimônio Imaterial da Bahia, o Bembé acontece desde 1889 em praça pública e tem seu ápice com a entrega de presente à Mãe d’Água. No evento, também ocorrerá a posse do novo diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira. A programação da Caravana da Cultura no Recôncavo Baiano, se encerra às 21 horas, com a celebração religiosa no Barracão, no Largo do Mercado.

Fonte: Ascom – Iphan