quinta-feira, 14 de maio de 2015

Recuperação e preservação do patrimônio cultural são destaques na Caravana da Cultura no Recôncavo


A riqueza do patrimônio cultural e arquitetônico do Recôncavo baiano foi o destaque da quinta edição da Caravana da Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC). A vasta programação aconteceu, nestes últimos dias, nas cidades de Cachoeira e Santo Amaro da Purificação, e participaram o ministro da Cultura, Juca Ferreira; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado; os secretários do MinC de Audiovisual, Pola Ribeiro, e da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes; o superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim; os secretários da Bahia, Jorge Portugal, de Cultura, e Nelson Pelegrino, de Turismo;  o novo diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira; deputados, prefeitos, vereadores, artistas, gestores, produtores e fazedores de cultura.


Juca Ferreira elogiou o trabalho de recuperação e preservação desenvolvido pelo Iphan no Recôncavo Baiano. Entre 2008 e 2015, foram investidos significativos recursos na região, beneficiando quatro municípios com 12 obras em imóveis de uso público e outros 63 de uso particular. "O Recôncavo é uma das regiões mais densas culturalmente do Brasil”, disse o ministro Juca Ferreira. “Estou visitando Cachoeira e Santo Amaro e vendo as demandas que a sociedade tem em relação a patrimônio histórico, conversando com a comunidade e artistas locais, autoridades, prefeitos e vereadores para aproximar o ministério de onde a cultura floresce”, salientou.

O ministro ressaltou, ainda, a necessidade de desenvolver projetos de recuperação associados a novos usos da economia da cultura capazes de gerar riquezas. Para ele a economia da cultura pode representar uma saída para o Brasil diante da crise econômica mundial. “Isso porque seria uma alternativa de alto valor agregado capaz de diminuir a dependência do país na exportação de commodities baseadas no agronegócio”, afirmou. “É preciso pensar a cultura da forma mais ampla possível. O território da cultura é vasto e, quanto mais cultura, mais desenvolvimento humano", completou.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, falou das ações que estão sendo executadas pelo instituto na região do Recôncavo baiano e ressaltou a importância de ter uma política que una desenvolvimento e patrimônio material e imaterial. A presidenta do Iphan, Jurema Machado, informou que Santo Amaro é uma das 44 cidades que serão beneficiadas com recursos do PAC Cidades Históricas. Estão previstos investimentos de R$ 31 milhões nas cidades do Recôncavo Baiano. 

Na oportunidade, Jurema Machado assinou termo de cessão do imóvel histórico construído no século XVIII na rua Benjamin Constant, em Cachoeira, para a Prefeitura, que o utilizará como sede de áreas administrativas. A convite de Jurema, o ministro Juca conheceu o Escritório Técnico do Iphan em Cachoeira, instalado em um casarão, que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico, tombado em 21 de setembro de 1971.

O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão do Ministério da Cultura e pela Superintendência do Iphan na Bahia e ressaltou que Cachoeira e Santo Amaro são as duas cidades mais importantes do Brasil Colônia, locais onde o país começou e se sedimentou culturalmente.  Na opinião do secretário, "a cultura não é o que entra pelos olhos e pelos ouvidos, mas o que transforma o jeito de ouvir e de olhar".

Para o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, o patrimônio arquitetônico e a cultura são diferenciais para o turismo do estado. "As pessoas falam da Bahia pela cultura. Somos o berço cultural do país. Temos manifestações que encantam o mundo inteiro", afirmou.

Vasta programação

Foram dois dias intensos para a Caravana da Cultura, no Recôncavo baiano. Na programação em Cachoeira, foram realizadas visitas ao Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, também conhecido como Roça do Ventura, o mais novo bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil; ao Quarteirão Colombo, onde pretende-se implantar uma nova unidade do Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; ao Cine Theatro Cachoeirano, que foi totalmente restaurado e equipado pelo Iphan. Em Santo Amaro da Purificação, as atividades ocorreram na Casa do Samba, instalada em uma mansão do século XIX, que foi restaurada e inaugurado em 2007 pelo Iphan, com a missão de preservar o Samba de Roda; almoço na Casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia, falecida em 2012; visita ao Centro de Estudos Culturais, ligado à UFRB; e encontro com a comunidade no Teatro Dona Canô.

Em todas as Caravana da Cultura são realizadas, com produtores, gestores e fazedores de cultura, rodas de conversas que fazem parte de uma estratégia da atual gestão do Ministério da Cultura de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor. 

Para encerrar as atividades, o ministro Juca Ferreira e equipe participaram da Festa do Bembé do Mercado, em comemoração aos 127 anos da abolição da escravatura.


Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde - Cachoeira





Assinatura do termo de cessão do imóvel da rua Benjamin Constant - Cachoeira


Cine Theatro Cachoeirano - Cachoeira



Casa do Samba - Santo Amaro da Purificação







Teatro Dona Canô - Santo Amaro de Purificação




Festa do Bembé do Mercado - Santo Amaro de Purificação








Visita do ministro Juca ao Escritório Técnico do Iphan - Cachoeira






Fotos: Ascom – Iphan – Ba

Fonte: Ascom – Iphan - Ba