domingo, 31 de maio de 2015

Festa no Terreiro do Gantois, em Salvador






Um dos terreiros mais importantes do país, o Ilê Iyá Omin Axé Iyámassê, também conhecido como Terreiro do Gantois, realizou no sábado, dia 30, uma grande celebração festiva e religiosa. Foram vários os motivos: comemoração dos 13 anos de Mãe Carmem como yalorixá do espaço de culto afro-brasileiro, a reinauguração da Praça Pulchéria, e um novo gradil em volta do templo instalado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Outro presente também importante, foi o lançamento do site terreirodogantois.com.br, que trará informações sobre a casa, seu funcionamento, história e novidades. 

A programação começou com o descerramento das placas e continuou no barracão com discursos, saudações dos atabaques e apresentação do Coral Ecumênico da Bahia. Estiveram presentes no evento superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Câmera, o vereador Edvaldo Brito, o deputado federal Antonio Imbassahy, o conselheiro do Iphan e presidente da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Luiz Viana Queiroz, o diretor       do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac),   João Carlos de Oliveira, entre outras autoridades políticas, religiosas e da comunidade que frequenta o Gantois.

Além do gradil, idealizado pela Iyá Kekerê Ângela Ferreira com design em folhas, elementos dos Orixás e identitários da religião, o Iphan promoveu intervenções na área reservada do Terreiro do Gantois, onde ficam instalações importantes para o culto. “Valorizar e requalificar espaços como esse são processos fundamentais para o resgate da nossa história, cultura e identidade. É um reconhecimento do que tem excepcional valor", destacou Carlos Amorim.

O prefeito ACM Neto ressaltou que para a cidade é fundamental ter seu patrimônio preservado e seus espaços públicos bem cuidado. A prefeitura trocou todo o piso da Praça Pulchéria, mas manteve as características originais do espaço, assim como os mosaicos. “Todos somos devedores e a cidade agradece que a parceria entre a Prefeitura e o Iphan resulte em ações como essa e inúmeras outras", afirmou ACM Neto.

Mãe Carmen, Iyalorixá do terreiro, agradeceu o empenho da Prefeitura e do Iphan. "Esse momento é de festa. Agora vamos poder receber melhor as pessoas aqui. Pessoas do mundo inteiro. Esse é um espaço da identidade da Bahia", disse. “Eu só tenho a agradecer a meu pai Oxalá e aos orixás que têm me dado força e discernimento para fazer tantas coisas”, completou emocionada.


Terreiro do Gantois é um dos oito tombados pelo Iphan no Brasil

O Ilê Iyá Omin Axé Iyámassê foi fundado em 1789, por Maria Julia da Conceição, após a morte da mãe de santo, Iyá Marcelina que comandava o terreiro da Casa Branca. Com a morte da ialorixá suas duas filhas Maria Júlia da Conceição e Maria Julia Figueiredo disputaram a chefia do candomblé. A liderança da casa coube à Maria Julia Figueiredo, já que era a substituta legal. Com esta decisão, Maria Julia da Conceição afasta-se do terreiro com alguns dissidentes e funda o Terreiro do Gantois, na Rua Mãe Menininha do Gantois, s/n (antigo Alto do Gantois), bairro da Federação, Salvador.

Seu nome africano, Ilê Axé Iyá Omin Iyamassê, faz alusão a uma divindade feminina, senhora das águas. Já o nome em português refere-se ao antigo proprietário do terreno onde está estabelecido o terreiro: um europeu chamado Gantois. 

Dentre as Ialorixás do Gantois, sobressai-se Mãe Menininha do Gantois, que presidiu a casa por sessenta anos e ganhou reconhecimento e destaque como liderança religiosa no país. Maria Escolástica Nazaré, a festejada Mãe Menininha do Gantois, a “Oxum mais bonita”, foi cantada em verso e prosa mas, acima de tudo, respeitada e reverenciada.

Em 2000, foi solicitada a proteção em âmbito federal da área delimitada pela Lei Municipal, visando garantir sua integridade, ameaçada por invasões territoriais incompatíveis com a prática, conforme consta no pedido assinado por Mônica Millet, neta de Mãe Menininha do Gantois.

Em 17 de dezembro de 2002 o tombamento do Terreiro é aprovado para inscrição nos Livros do Tombo Histórico e do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Iphan e homologado em 2005. Um reconhecimento de sua importância para o país e um meio de salvaguardar seu espaço físico e, consequentemente, simbólico. 

Veja também reportagem da Tv Bahia.











Fonte: Ascom – Iphan - Ba