quarta-feira, 8 de julho de 2015

Presidente do Iphan visita obras do PAC Cidades Históricas em Salvador


A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, visitou nesta terça-feira (07), no período da tarde, as obras do PAC Cidades Históricas que estão sendo executadas no Centro Histórico de Salvador (Ba) e afirmou que o conjunto de serviços previstos pelo programa tem potencial para fazer uma transformação significativa para a cidade. “Pela sua extensão, o programa poderá contribuir para revitalização do Centro Histórico, dando uma nova dinâmica à área. O que nós precisamos é dar uso, movimento, trazer pessoas. Um dinamizador de novos usos”, destacou.

O PAC Cidades Históricas, um grande programa de preservação do patrimônio urbano, investirá R$143 milhões em 23 intervenções em monumentos, equipamentos e edificações na capital baiana. Seis obras já estão em andamento, com valores contratados de R$ 54 milhões, que visam a restauração e conservação do conjunto de edificações e Igreja de São Domingos, da Catedral Basílica de Salvador, da Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, do Plano Inclinado e Edifício para implantação do Memorial do Frontispício, das edificações do conjunto da Rua da Conceição da Praia e a consolidação estrutural do Forte São Marcelo. As demais obras estão em processo preparatório para contratação.

A presidente do Iphan tem visitado as obras do PAC em outros estados brasileiros, mas salienta que por sua dimensão, do valor do patrimônio, tratar identificações monumentais, da complexidade tanto do ponto de vista construtivo e estrutural, quanto de elementos artísticos integrados, Salvador tem um destaque especial, além de São Luís (MA).

“As obras do PAC são de muita complexidade nos monumentos dos mais importantes e significativos de Salvador, inclusive atingindo níveis de aprofundamento na pesquisa, nas soluções, na identificação de autoria, ou seja, além da conservação elas trazem novidades do ponto de vista do patrimônio”, ressalta Jurema Machado. Ela destacou, como exemplo, a descoberta da pintura original de José Joaquim da Rocha no forro da nave da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos Gusmão.  

Lançamento do livro

À noite, a presidente do Iphan, Jurema Machado, participou do lançamento do livro “Da cidade-monumento à cidade-documento”, da arquiteta e urbanista Márcia Sant’Anna. O livro, marco na seleção bibliográfica que o Iphan na Bahia oferece para o aprofundamento dos saberes sobre o Patrimônio Histórico Nacional, é uma publicação da Oiti Editora, com o apoio cultural da Axxo Construtora. O evento aconteceu na Casa dos Sete Candeeiros.

GALERIA SE FOTOS:

Catedral Basílica de Salvador




Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo





Igreja de São Domingos




Plano Inclinado e Edifício para implantação do Memorial do Frontispício





Forte São Marcelo






Fonte e fotos: Ascom – Iphan - Ba