domingo, 17 de agosto de 2014

17 de agosto - Dia Nacional do Patrimônio Histórico

 
Conhecer e preservar é dever de todos
 
 
Hoje é um dia muito especial, pois sinaliza para a necessidade de uma atitude que todo país deve ter: cuidar de sua história, de sua identidade e de sua memória. Hoje é Dia Nacional do Patrimônio Histórico. No Brasil, esta comemoração se dá em 17 de agosto porque, nesta data, nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade que trabalhou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – desde que Getúlio Vargas o criou, até os últimos dias de sua vida. Dirigir esta instituição, que tem por objetivo promover e coordenar o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro, tornou-se a sua paixão, daí a justa homenagem.

Patrimônio é um conjunto de bens materiais, naturais ou imóveis que possui importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética e que conta a história de um povo através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, obras de arte, documentos. É o legado que herdamos do passado e que passamos a gerações futuras. A origem da palavra patrimônio já articula o seu significado: ela vem do latim, patrimonium, e se define como “herança, propriedade paternal”. É mundial a preocupação de conservar os patrimônios para que a história da humanidade não se perca. A fim de manter vivas as produções erigidas pelo homem através dos tempos, criaram-se leis para que as obras históricas pudessem manter suas características originais. A UNESCO é o órgão que cuida da proteção mundial de tais obras. 
 
Estes patrimônios históricos, por sua beleza e pelo sangue que corre em suas arquiteturas, passam a fazer parte da memória coletiva de um povo, traçam sua identidade e evocam lembranças capazes de aflorar sensações que fazem reviver fatos que, de certa forma, explica a realidade presente. O que dizer da Gruta de Lascaux, na França, com suas pinturas rupestres que datam de cerca de 17.000 anos a.C., origem de uma das maiores invenções da humanidade: a escrita? O que dizer, também, da única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda resiste ao tempo, a maior pirâmide do Egito, Quéops, construída há mais de 2550 anos a.C? 
 
No Brasil, há dezenove sítios considerados Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, dentre os mais de seiscentos eleitos pela UNESCO em todo o mundo, que precisam e devem ser preservados. Dentre eles, estão: a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o primeiro sítio a receber o título; o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, considerado o maior museu pré-histórico ao ar livre do mundo, com cerca de 33.000 pinturas rupestres; a cidade do Rio de Janeiro, escolhida como Patrimônio Cultural da Humanidade, tornando-se a primeira do mundo a receber o título na categoria Paisagem Cultural, conceito adotado pela UNESCO em 1992. Quanta narrativa de vida se perderia se não conhecêssemos estes lugares de memória e quanto conhecimento humano se perde quando se arruínam patrimônios históricos? 
 
Muitas outras relíquias guardam o Brasil e o mundo para preservar e lustrar a memória da humanidade. Penso que os homens produziram estas maravilhas, não somente para perpetuarem-se na sua descendência, mas também para imortalizarem-se, para driblar a implacabilidade do tempo e tornarem-se eternos.

Cuidemos de nossa eternidade! 
 
Artigo da professora Marlene Salgado de Oliveira - mestre em Educação pela UFF, doutorada em Educação pela UNED (Espanha) e membro de diversas organizações nacionais e internacionais.