sexta-feira, 22 de agosto de 2014

PAC Cidades Históricas foi destaque na Semana do Patrimônio Cultural do MP


As intervenções realizadas pelo PAC Cidades Históricas na Bahia foram apresentadas, ontem (21), no Seminário Patrimônio Cultural – Sistemas de Proteção, pelo superintendente substituto do IPHAN na Bahia, Bruno Tavares, e pelo coordenador do programa, Mário Vitor Bastos. O evento fez parte da ‘Semana do Patrimônio Cultural’, promovida pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Nudephac) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público do Estado da Bahia. 

Outro destaque da programação realizada durante esta semana foi o lançamento do selo institucional comemorativo ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, celebrado no dia 17 de agosto. O promotor de Justiça Edvaldo Gomes Vivas explicou que são três modelos de selos que serão utilizados nas correspondências internas do Nudephac, com imagens da capoeira, do acarajé (patrimônios imateriais) e do Pelourinho (patrimônio material). Segundo ele, a ideia é que o selo funcione como uma medida de educação, chamando atenção para o dia 17 de agosto, uma data “esquecida”, apesar da Lei de Tombamento ser de 1937.

A Semana do Patrimônio Cultural deverá entrar no calendário do Ministério Público baiano, sempre no mês de agosto. A partir de 2015, a meta é cobrir outros pontos do Recôncavo Baiano, a exemplo da histórica cidade de Cachoeira.

Foto: Ascom/MP

Fonte: Ascom – IPHAN - Ba