sexta-feira, 27 de março de 2015

Uma cidade encantadora, com 466 anos

Foto: Mário Vitor Bastos 

Fundada pelo primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Souza, quando aqui desembarcou, em 29 de março de 1549, Salvador foi capital brasileira por 214 anos, entre 1549 e 1763. Deixou de ser a capital, mas nunca deixou de encantar a todos os que a conhecem, tanto pela beleza de sua paisagem, como pela sua riqueza cultural, conhecida que é como a “capital da diversidade nacional”, berço e abrigo de grandes nomes de todas as manifestações artísticas.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Ministro Juca Ferreira homologa tombamento de Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde


O Iphan reconheceu Roça do Ventura como Patrimônio Cultural do Brasil, em dezembro do ano passado

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, homologou o tombamento do Terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, localizado no município de Cachoeira (BA). A portaria foi publicada no DOU desta quinta-feira (26). Também conhecido como Roça do Ventura, o terreiro é responsável pela preservação de umas das tradições religiosas de matriz africana, da liturgia do Candomblé de nação Jeje-Mahi originaria nos cultos às divindades chamadas Vodum. O Seja Unde tem fundamental importância na formação da rede de terreiros do Recôncavo Baiano e para a formação do Camdomblé como religião. 

terça-feira, 24 de março de 2015

Iphan e Governo do Estado discutem fundo de investimento imobiliário


Considerado como elemento indutor, agregador e impulsionador das ações para reabilitação do Centro Antigo de Salvador

O superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, recebeu hoje pela manhã, a pedido do governador Rui Costa, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, o presidente da Conder, José Lúcio Machado, o presidente do IPAC, João Carlos Oliveira, e a equipe da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), para discutir o projeto de Fundo de Investimento Imobiliário (FII), que objetiva a reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

Chapada Diamantina realiza seminário da Capoeira


O próximo está previsto para ocorrer no dia 25 de abril, na cidade de Eunápolis, extremo sul do estado

A cidade de Lençóis sediou, no último dia 21, o Seminário do Território da Chapada Diamantina para construção do Plano de Salvaguarda da Capoeira. Associações de capoeira de diversos municípios se fizeram presentes no evento, promovido pelo IPHAN/MINC e organizado pelas entidades locais Grupo de Capoeira e a Grãos de Luz e Griô. O evento contou, ainda, com a participação da Prefeitura de Lençóis, da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Cultura do Estado (SECULT) e de diversos Mestres de Capoeira da Bahia, que foram especialmente convidados.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Setur e Iphan discutem ações do Prodetur para a Bahia


A pretensão é integrar as ações visando a recuperação da Baía de Todos os Santos

O secretário de Turismo, Nelson Pellegrino, e o superintendente do Iphan, Carlos Amorim, discutiram pela primeira vez as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) para a Bahia, já aprovadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e que vão beneficiar a Baía de Todos os Santos (BTS). O encontro aconteceu, na manhã desta quinta-feira (19), na Superintendência do Iphan, e na oportunidade, Carlos Amorim também fez uma apresentação do PAC Cidades Históricas.

quarta-feira, 18 de março de 2015

ACCABEM recebe doação do Iphan-Ba


Instituição filantrópica que presta serviços de assistência social para pessoas e famílias de baixa renda

A Superintendência do Iphan na Bahia fez hoje a doação do veículo oficial Fiat Uno, ano 2002, conforme Decreto 99.658 (30/10/1990), para a Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), que se comprometeu a utilizá-lo exclusivamente em atividades de apoio social e assistencial. 

segunda-feira, 16 de março de 2015

Iphan-Ba recebe deputado Félix Júnior, presidente da CCULT


Na pauta, o tombamento federal do município de Palmeiras
  
O superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, recebeu na última sexta-feira (13) a visita do presidente da Comissão de Cultura da Câmara (CCULT), o deputado Félix Mendonça Júnior, acompanhado do prefeito do município de Palmeiras, Adriano de Queiroz Alves (Didico), e o presidente da Associação Beneficente Cultural e Esportiva de Palmeiras, Herbet Alves.

Trípoli Gaudenzi lançará livro “A Medicina na História da Bahia”


Especial destaque será dado à Faculdade de Medicina da Bahia e ao Hospital Santa Izabel

“A Medicina na história da Bahia”, será o título do livro que o médico sanitarista Trípoli Gaudenzi pretende lançar até o final deste ano. O projeto foi apresentado em reunião realizada na Superintendência do Iphan da Bahia, onde participaram o ex-governador e ministro, professor Roberto Santos, a professora Lorene Louise Silva Pinto, diretora da Faculdade de Medicina da Bahia, o historiador Adriano Monteiro Júnior, o superintendente Carlos Amorim.

terça-feira, 10 de março de 2015

Relatório de Atividades 2011/2014 do Iphan está disponível para consulta


O expressivo volume de investimentos públicos e privados aplicados nos últimos anos,  faz vivenciar um dos períodos mais desafiadores da história da preservação no Brasil

O resultado das atividades desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de cumprir sua missão institucional de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país está disponível em Relatório de Atividades 2011 / 2014. (clique aqui).

Mulheres mantêm vivo o Patrimônio Cultural do Brasil


Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, deve-se pensar e reconhecer o protagonismo feminino na construção da diversidade cultural brasileira.


A diversidade cultural não está somente em documentos e relatos heroicos de algumas personalidades. Na construção da cultura brasileira, a participação das mulheres é uma nuance, muitas vezes, não percebida ou legitimada. Contudo o reconhecimento de que o patrimônio pode estar contido no modo de se produzir o acarajé, a renda ou no ofício típico das paneleiras de goiabeiras vem transformando esse cenário e colocando a mulher como detentora e construtora de História.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil


Trata-se de uma expressão teatral genuína da cultura brasileira, rica da genialidade de seus criadores e na empatia que estabelece com seu público

A brincadeira continua. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, João Redondo, Cassimiro Coco (TBPN) foi aprovado, com unanimidade, como Patrimônio Cultural do Brasil e inscrito no Livro de Formas de Expressão do Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi anunciada, na manhã desta quinta-feira, dia 05 de março, na 78ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que ocorreu na Sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O pedido de inclusão foi solicitado pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), o que afirma a tendência de uma apropriação da sociedade sobre suas manifestações.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Jurema Machado segue à frente dos trabalhos no Iphan


A arquiteta e urbanista Jurema Machado continuará a presidir o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A posse para o seu segundo período como dirigente da instituição acontecerá na próxima sexta-feira, dia 06 de março, na sede do Iphan, em Brasília.