sexta-feira, 27 de março de 2015

Uma cidade encantadora, com 466 anos

Foto: Mário Vitor Bastos 

Fundada pelo primeiro governador geral do Brasil, Thomé de Souza, quando aqui desembarcou, em 29 de março de 1549, Salvador foi capital brasileira por 214 anos, entre 1549 e 1763. Deixou de ser a capital, mas nunca deixou de encantar a todos os que a conhecem, tanto pela beleza de sua paisagem, como pela sua riqueza cultural, conhecida que é como a “capital da diversidade nacional”, berço e abrigo de grandes nomes de todas as manifestações artísticas.


A capital da Bahia ainda hoje serve de inspiração para escritores, poetas, compositores, cineastas e pintores, que, cada um a sua maneira, retratam o formato singular das suas ruas antigas, a riqueza do seu patrimônio histórico, a beleza de suas praias e, principalmente, as características únicas de sua gente.

O conjunto urbanístico e arquitetônico contido na poligonal do Centro Histórico, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco em 1985,  talvez seja o que há de mais representativo desta grande mistura sócio-cultural que caracteriza Salvador. Ali existem mais de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII, além de dezenas de igrejas e museus, que criam uma atmosfera capaz de transportar o visitante para os primórdios da história do Brasil. Nos mesmos espaços coexistem traços singulares da antiguidade e representações culturais muito atuais, a exemplo de grupos musicais famosos em todo o mundo, como é o caso do Olodum.

Além do Centro Histórico, Salvador também tem muitas belezas e coisas a mostrar, como é o caso do seu litoral, com mais de 50 quilômetros de praias muito diversas entre si. Da Ponta de Inema até as praias do Flamengo e Aleluia, é possível aproveitar ao máximo a exuberante natureza, gozando das características únicas de cada um dos seus espaços. Confirmando sua tradição de diversidade cultural, Salvador abriga ainda um outro lado, com linhas arquitetônicas modernas, grandes avenidas, centros comerciais de grande porte.

Sendo uma das grandes metrópoles do Brasil, com todos os problemas que isso encerra, hoje a terceira maior cidade em população, com mais de três milhões de habitantes, Salvador, ou a Cidade da Bahia, como sempre foi conhecida, desde os seus primórdios, chega ao seu 466º aniversário com muitos encantos para quem a visita ou para aqueles que aqui chegam e nunca mais conseguem deixá-la ou para os soteropolitanos.

Muito axé para esta cidade encantadora!

Carlos Amorim
Superintendente do Iphan - Ba