segunda-feira, 16 de março de 2015

Trípoli Gaudenzi lançará livro “A Medicina na História da Bahia”


Especial destaque será dado à Faculdade de Medicina da Bahia e ao Hospital Santa Izabel

“A Medicina na história da Bahia”, será o título do livro que o médico sanitarista Trípoli Gaudenzi pretende lançar até o final deste ano. O projeto foi apresentado em reunião realizada na Superintendência do Iphan da Bahia, onde participaram o ex-governador e ministro, professor Roberto Santos, a professora Lorene Louise Silva Pinto, diretora da Faculdade de Medicina da Bahia, o historiador Adriano Monteiro Júnior, o superintendente Carlos Amorim.


O projeto objetiva a edição de um livro de arte, que apresentará uma pesquisa histórica e sócio-antropológica sobre o desempenho das práticas das medicinas, individual e coletiva, desde os primeiros tempos do Brasil até o ano de 1968 – marco de profundas reformas no sistema de ensino superior, especialmente na área médica. Em razão da importância da Faculdade de Medicina para o Centro Histórico de Salvador, a Comitiva solicitou o apoio do Iphan para a edição da obra.

Com um misto de história e arte, a obra será ilustrada com aproximadamente 200 desenhos e pinturas de Trípoli Gaudenzi, elaborados com variadas técnicas: nanquim, óleo, acrílica, carvão, aquarela, guache, técnicas mistas, etc, tendo como suportes tela, madeira, papel e cartão. As ilustrações deverão retratar os eventos mais significitivos dos principais temas e cenários a serem abordados, como: o Descobrimento do Brasil (1500), a fundação da cidade do Salvador (1549), as Invasões Holandesas (1624/1638), a Sedição de 1798, a Guerra da Independência da Bahia, a Batalha de Pirajá e a Batalha Naval da Baía de Todos os Santos (1822?1823), D. Pedro II à Bahia (Faculdade de Medicina, 1859), a Guerra Civil de Canudos (1897), as Lutas nos Sertões da Chapada Diamantina (1920), dentre outros.

Fonte: Ascom – Iphan - Ba