quarta-feira, 18 de março de 2015

ACCABEM recebe doação do Iphan-Ba


Instituição filantrópica que presta serviços de assistência social para pessoas e famílias de baixa renda

A Superintendência do Iphan na Bahia fez hoje a doação do veículo oficial Fiat Uno, ano 2002, conforme Decreto 99.658 (30/10/1990), para a Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), que se comprometeu a utilizá-lo exclusivamente em atividades de apoio social e assistencial. 

A ACCABEM, com sede em Lauro de Freitas, tem como missão prestar assistência social, emocional, psíquica, espiritual e material para idosos e adultos, doentes ou não, muitos dos quais portadores de necessidades especiais, além de crianças e adolescentes oriundos de lares desestruturados, de famílias em dificuldade, assim como promover ações educativas e culturais à crianças, jovens, adolescentes e adultos no entorno da casa.

O presidente da ACCABEM, Adalberto João Teixeira, disse que “há 27 anos, dependemos integralmente das doações que nos são disponibilizadas por pessoas físicas, jurídicas e instituições, para que possamos prestar a devida assistência, num ambiente digno e seguro”. Seguindo os princípios da doutrina espírita codificada por Alan Kardec, a instituição oferece abrigo a 90 idosos de ambos os sexos, geralmente com baixa renda e abandonados pela família, creche para 90 crianças, evangelização para 95 pessoas, além de assistência social e médica à comunidade.

“A doação desse carro representa um patrimônio útil, porque no universo de pessoas dependentes da ACCABEM, um carro à disposição vai suprir muitas deficiências e promover agilidade na prestação do bom serviço”, ressaltou Adalberto. “É um bem importantíssimo, que virá nos ajudar no desempenho de nossas tarefas. Agradecemos muito ao Iphan-Ba”, acrescentou.




História

A história da Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes começou em 1987, quando o casal Weitza e Reinaldo Batista fundaram, em sua própria casa, a Escola Deus Amor e Justiça, atendendo crianças de 02 a 04 anos de idade. Em 1992 foi criado o Lar Escola, que ajudava crianças, mas como departamento, sem formalização.

Em 1995, foi fundado o Grupo de Estudo Bezerra de Menezes – GEBEM. Neste mesmo ano, com o apoio de Margarete e Suzana, foi iniciado o acolhimento de idosos, surgindo então o Lar do Idoso Maria Santíssima. Em 1998, o GEBEM foi registrado como Casa de Caridade, tornando-se CCABEM – Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes. Mais tarde, devido às exigências legislativas, torna-se associação, passando a se chamar ACCABEM – Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes.

A instituição funcionava em precárias condições físicas, no Loteamento Santa Júlia, em Itinga, Lauro de Freitas. No ano de 2000, com a ajuda voluntária, alguns pequenos empresários e grupos religiosos, foi iniciada a construção da primeira etapa da nova sede. Em dezembro de 2006, a ACCABEM foi transferida para as novas instalações.

Fonte: Ascom – Iphan - Ba