terça-feira, 10 de março de 2015

Relatório de Atividades 2011/2014 do Iphan está disponível para consulta


O expressivo volume de investimentos públicos e privados aplicados nos últimos anos,  faz vivenciar um dos períodos mais desafiadores da história da preservação no Brasil

O resultado das atividades desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com o objetivo de cumprir sua missão institucional de promover e coordenar o processo de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro para fortalecer identidades, garantir o direito à memória e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país está disponível em Relatório de Atividades 2011 / 2014. (clique aqui).

O documento evidencia a amplitude do conceito e da política de preservação do patrimônio cultural, que se relaciona com as mais diversas esferas e atividades, desde a preservação e salvaguarda, da gestão urbana e ambiental, dos direitos humanos e culturais, até a educação, a formação profissional e a pesquisa, sem falar de uma crescente interface com a cooperação internacional.

Os números dessa atuação são impressionantes: cerca de 70 mil imóveis, localizados em conjuntos urbanos tombados possuem o acompanhamento, autorização de intervenções e fiscalização do Iphan, também responsável por parte do processo de  licenciamento ambiental. Também são analisados cerca de 50 mil solicitações ano, alusivas às autorizações de transferência, permanente ou temporária, para o exterior de obras de arte, importante ferramenta de combate ao tráfico de bens de valor cultural.

Com a extinção da Rede Ferroviária Federal, o Iphan, após 2007, tornou-se responsável pelo patrimônio ferroviário, em mais de 1200 municípios, incluindo edifícios, máquinas bens móveis e acervos documentais. É igualmente relevante e complexa, a salvaguarda do patrimônio imaterial, justamente pela natureza diversa e pela dinâmica dessas manifestações, que mantêm estreita correlação com as práticas cotidianas dos saberes e dos fazeres.

O documento apresenta um amplo panorama das ações e realizações no último quadriênio. Apesar das conquistas e realizações, os desafios para o futuro são muito grandes. Especialmente no que diz respeito ao aprimoramento dos instrumentos e práticas de gestão e a construção de um sistema nacional que coordene as ações dos entes federados e da sociedade civil, para que o patrimônio preservado seja um agente de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Ascom - Iphan